Sem compradores, Ford fechará fábrica do Focus na Alemanha

ford ssarlouis

A Ford Europa fechará definitivamente a fábrica alemã de Saarlouis, onde é atualmente feito o Focus para o mercado europeu, já que não encontrou um comprador apto para assumir a planta.

Pelo que se sabe, BYD e Chery se interessaram na fábrica do estado de Sarre, mas as negociações não deram frutos.

Das duas marcas chinesas, a BYD parecia ter mais vantagens, dado negociar também a planta ex-Ford na Bahia, mas aqui sabemos que as conversas foram diretas com o governo de Salvador e não com a americana.

Além disso, a planta em si pertence ao governo baiano, com parte da Ford sendo atualização da infraestrutura, mas no caso alemão, a planta é inteiramente da montadora de Detroit, como em Taubaté, vendida para a mesma logística que comprou a antiga unidade do ABC paulista.

No caso da BYD na Europa, comenta-se que a chinesa preferiu erguer uma fábrica nova para produzir carros elétricos no continente.

Já a Chery também estaria de olho no complexo fabril da Nissan na Espanha, mas mesmo assim, teria interesse na Alemanha.

Martin Sander, chefe da divisão de automóveis da Ford Europa, enviou um comunicado aos trabalhadores de Saarlouis, dizendo que o plano de salvar 1.000 dos 4.400 empregados atuais da fábrica, segue firme.

A ideia da Ford seria criar um centro logístico, mas não se sabe dos detalhes sobre o projeto e isso cria um ambiente de insegurança que já vimos em Camaçari.

Joerg Koehlinger, presidente do sindicado local, disse: “Isso será caro para a Ford. Enviaremos um sinal para outras empresas terem medo de destruir fábricas.”

Enquanto fecha uma das duas fábricas na Alemanha, que será encerrada em 2025, a Ford confirma que fará dois carros elétricos de próxima geração em Valência, na Espanha.

Nesse caso, cogita-se que sejam os próximos Mustang Mach-E crossover e cupê quatro portas, este último um tipo de sedã.

[Fonte: FCE]

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X