
Em tempos em que cada novo carro parece sair de um laboratório de marketing, a Hyundai resolveu tomar um caminho quase esquecido pela indústria: criar algo pelo simples prazer de mostrar que é possível.
O Ioniq 6 N, versão esportiva do sedã elétrico da marca, é exatamente isso — um projeto que não nasceu para agradar planilhas, e sim para empolgar engenheiros e apaixonados por carros.
Quem admite isso sem rodeios é Manfred Harrer, chefe da divisão de desenvolvimento de performance da Hyundai, em entrevista ao site australiano Drive. Segundo ele, o modelo não foi feito com base em projeções de vendas ou retorno sobre investimento.
“Normalmente, você começa um projeto analisando o custo de material, a viabilidade e o volume de vendas. Mas aqui, se havia uma ideia para melhorar o carro, deixá-lo mais rápido e divertido de dirigir, simplesmente fizemos”, explicou.
Esse tipo de mentalidade é cada vez mais raro no setor automotivo atual, onde SUVs e crossovers tomaram conta das vitrines por pura lógica comercial.
Mas o Ioniq 6 N surge como um respiro criativo — um modelo que segue os passos de lendas dos anos 90, como os japoneses que nasceram em plena bolha econômica e ignoravam o lucro em nome da engenharia.
A Hyundai sabe que não vai vender o Ioniq 6 N em grandes volumes, e isso é irrelevante para o projeto. A ideia é provar que é possível fazer um EV com desempenho real, feito por e para entusiastas, mesmo que ele seja um produto de nicho.
Em vez de agradar os acionistas, o foco foi agradar os pilotos de fim de semana, os apaixonados por tecnologia e os nostálgicos por uma indústria mais corajosa.
Comprar um Ioniq 6 N talvez até soe contraditório, já que sua existência não depende disso. Mas ele serve como recado à indústria: ainda vale a pena investir em projetos que emocionam, não só em SUVs genéricos que fecham bem os trimestres.
Hyundai entendeu que, de tempos em tempos, vale a pena colocar os engenheiros no comando — e deixar os “bean counters” de lado.
Que outras montadoras tenham a mesma coragem.
[Fonte: Drive]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!