Sem Onix, Chevrolet aposta em Monza Hybrid na China

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A General Motors tirou de seu portfólio chinês da Chevrolet, o Onix, que era vendido lá somente na versão sedã, deixando a marca americana com apenas dois produtos nesse segmento, sendo um o Malibu XL e outro o Monza.

Este último agora é o sedã mais barato da Chevrolet por lá, sendo oferecido com motores 1.5 e 1.3 Turbo, com este sendo eletrificado levemente com sistema MHEV de 48 volts, que ajuda a reduzir o consumo e a emissão de poluentes.

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Herdeiro do Cruze, já que compartilha a plataforma D2XX, o Monza chinês surgiu para ser um equivalente do Ford Escort feito por lá, como um produto abaixo do sedã médio principal, sendo oferecido com motor 1.5 16V de 109 cavalos e 14,3 kgfm, tendo transmissão manual ou automatizada de dupla embreagem com seis marchas.

Já o Chevrolet Monza 1.3 Turbo tem um motor elétrico no lugar do alternador, acionando por meio de uma correia o propulsor, de modo a acrescentar alguns cavalos e funcionar como um recuperador de energia nas desacelerações, compensando em parte a perda de energia, usando uma bateria de lítio.

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Ele entrega 163 cavalos e 23,4 kgfm, além de câmbio de dupla embreagem de seis marchas, obtendo média de consumo de 21 km/l no ciclo chinês CLTP. O número parece ótimo para um híbrido leve, tecnologia que está sendo difundida no Brasil.

O Chevrolet Monza ganhou uma atualização visual no ano passado, contando com grade atualizada, assim como para-choques, faróis duplos e lanternas em LED triplas, bem como novas rodas de liga leve.

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Por dentro, o Monza 2023 ganhou ainda um painel totalmente revisado com tela conjunto de 10,25 polegadas cada uma, contendo cluster digital e central multimídia, passando assim a ter um design mais moderno e atraente em seu cockpit.

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Serviria no mercado brasileiro? A resposta é não. Ainda que seu nome tenha um peso histórico por aqui, o sedã usa uma plataforma em fim de carreira e a motorização híbrida não é o foco da GM aqui.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X