Sem peças, VW e GM suspendem produção de veículos na Argentina

volkswagen taos 2024 comeri santos (1)
volkswagen taos 2024 comeri santos (1)

A situação econômica na Argentina está bem complicada e para ficar ainda pior para as montadoras, agora não se pode importar peças para as linhas de montagem e duas empresas já suspenderam a produção.

Volkswagen e General Motors anunciariam na Argentina, que suspenderão a produção, com ambas estendendo as férias coletivas dos funcionários e assim ficarão mais algumas semanas em casa devido à escassez de componentes.

Na VW, a operação de produção da Amarok e do Taos voltará ao ritmo normal até o início de março, o que é bastante tempo, ou seja, mais de um mês pela frente.

A General Motors em Alvear, na região de Santa Fé, não revelou quando retomará a produção do Tracker. Além delas, a Renault-Nissan também foi afetada pela falta de peças de componentes para as picapes Frontier e Alaskan.

Ainda assim, a montadora, com fábrica em Córdoba, mantém a produção. Já as demais montadoras não comunicaram problemas com peças e sistemas, mas o problema deve afetar a todos, uma vez que a questão é política.

O que acontece na Argentina é que o governo anterior estimulou as montadoras a financiarem as compras de peças, sob a condição de que receberiam de volta os valores corrigidos pelo Banco Central do país, de modo a quitar as dívidas contraídas.

Todavia, isso não aconteceu, segundo fontes locais, gerando uma dívida que já é de US$ 8 milhões e, por conta de uma lei do novo governo, que emitiu um título chamado Bopreal, buscou-se resolver a questão, resgatando as empresas endividadas no exterior.

No entanto, não são todos os fornecedores que aceitarão o título e apenas a Toyota teria aderido ao programa da Casa Rosada. Com a alta galopante da inflação na Argentina, o governo reduz ainda mais a quantidade de peças importadas liberadas.

Dessa forma, espera-se que haja problemas na oferta desses modelos no Brasil.

[Fonte: Estadão ]

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X