Sem querer, Stellantis se antecipa ao caos que será o mercado americano oferecendo até US$ 72.000 para quem pedir as contas

detroit michigan
detroit michigan

A Stellantis e todos os fabricantes instalados ou não nos EUA viviam um mar de incertezas quanto à real política do atual governo norte-americano, mas agora os executivos já podem respirar alívios, há uma certeza: todos os carros importados e suas peças pagarão 25%.

Sem querer, a Stellantis já se antecipou ao caos que será o mercado americano daqui para frente e está oferecendo até US$ 72.000 para quem pedir as contas nos states, devido aos seus próprios problemas.

Em Detroit, a Stellantis anunciou uma oferta de rescisões voluntárias para funcionários horistas, representados pelo United Auto Workers (UAW), em mais de 20 instalações localizadas em Detroit e Toledo, conforme reportado pelo The Detroit Free Press .

A iniciativa, que pode render até US$ 72.000, faz parte de um movimento estratégico da empresa para melhorar a eficiência em meio a um mercado repleto de incertezas, agravadas pelas tarifas impostas pela administração Trump, que ameaçam impactar as montadoras dos EUA.

O programa de buyout abrange diversas plantas importantes, como a Sterling Heights Assembly Plant, a Warren Truck, o Detroit Assembly Complex e o Toledo Assembly Complex, entre outras.

Para ter acesso à oferta, os funcionários precisam ter, no mínimo, um ano de serviço. Os pacotes de rescisão variam conforme a antiguidade: colaboradores entre 1 e 15 anos de casa podem receber cerca de US$ 50.000, enquanto aqueles com 25 anos ou mais podem alcançar os US$ 72.000.

Além disso, os trabalhadores que aceitarem o pacote terão direito a seis meses de benefícios médicos, embora a cobertura odontológica não esteja incluída.

A gerência, contudo, mantém a prerrogativa de definir quem poderá aderir à oferta, e alguns colaboradores poderão ser requisitados a continuar trabalhando até 30 de setembro.

Já a Stellantis, dona de marcas como Jeep, Ram, Chrysler, Dodge e Fiat, vem enfrentando dificuldades financeiras há alguns anos, porém, agora com os elevados custos na América do Norte com a tarifa de 25%, a situação ficará pior.

Em 2024, a queda nas vendas e o alto estoque forçaram a empresa a ajustar os preços e intensificar as ações de marketing.

Kevin Gotinsky, diretor do departamento Stellantis do UAW, atribuiu a necessidade dessas medidas à “bagunça deixada para trás” pelo ex-CEO Carlos Tavares, que renunciou em 2024.

Ele ressaltou que o sindicato se empenhou em negociar opções que beneficiassem os trabalhadores, oferecendo tanto incentivos para aposentadoria quanto rescisões voluntárias.

Com o programa aberto até 8 de maio, a decisão final dependerá das circunstâncias individuais de cada funcionário.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X