
A JAC Caminhões está estreando no mercado brasileiro de forma independente, sem o Grupo SHC, que continua a representar a JAC Motors em automóveis e comerciais leves elétricos.
Assim, já com tudo definido, a JAC Caminhões vai operar inicialmente com uma linha de caminhões leves e pesados, de 9 a 25 toneladas de PBT técnico.
O plano da JAC Caminhões prevê inicialmente a importação de modelos movidos a diesel, completamente adaptados para o mercado brasileiro, utilizando assim motores Cummins e transmissões ZF, Eaton e Fast Gear.

A operação brasileira nasce com a criação de uma subsidiária dedicada, responsável por vendas, pós-venda, engenharia e desenvolvimento de produtos locais.
Em sua ação, a JAC Caminhões prevê um investimento inicial direcionado à expansão da rede de concessionárias, implantação de centro técnico próprio e, em uma segunda fase, a instalação de uma unidade de produção nacional.
Aqui, ela chega com quatro modelos: N 9.170, N 13.210, A 18.290 e A 25.290, que variam de 9 a 25 ton de PBT técnico.
O JAC N 9.170 entrega 170 cavalos a 2.400 rpm, com torque máximo de 61 kgfm entre 1.100 e 1.800 rpm, além de transmissão Eaton ESO 6106A de 6 velocidades.

O modelo da JAC possui configuração 4×2 sendo disponibilizado com duas opções de entre eixos (3.845 mm e 4.475 mm), permitindo maior flexibilidade para implementações. Com Peso Bruto Total (PBT técnico) de 9,5 toneladas e carga útil técnica de 6,2 toneladas.
Já o N 13.210 tem como proposta do novo caminhão da JAC é focado em operações urbanas e regionais, transformando-se em uma ferramenta muito versátil de trabalho.
Ele conta com motor Cummins B4.5 Euro VI, que oferece 210 cavalos a 2.300 rpm e torque robusto de 77,2 kgfm entre 1.200 e 1.800 rpm. Ele traz a nova transmissão automatizada Fast Gear F8JZ95CM de 8 velocidades.

Com tração 4×2, o N 13.210 é oferecido em duas opções de entre eixos — 4.200 mm e 4.700 mm —, permitindo ampla variedade de implementações, tendo ainda PBT de 12 toneladas, peso bruto técnico de 12,5 toneladas e carga útil técnica de 8,2 toneladas.
Já a nova linha de pesados A 18.290 e A 25.290 chega ao mercado com mais força, autonomia e eficiência principalmente para operações de médias e longas distâncias, além de urbanas vocacionais.
Ambos têm motor Cummins D6.7 Euro VI, que entrega 290 cavalos a 2.300 rpm e um torque robusto de 1.100 Nm entre 1.100 e 1.600 rpm, enquanto a transmissão automatizada é a ZF 9AS1517TO de 9 velocidades.
Eles também têm duas opções de entre-eixos e eixo auxiliar no modelo N 25, com PBT variando de 16 a 23 toneladas, com cabines espaçosas, confortáveis e dotadas de sensores de emergência e segurança.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










