Sem SHC, JAC Caminhões inicia vendas no país com quatro modelos

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jac caminhoes A 18.290

A JAC Caminhões está estreando no mercado brasileiro de forma independente, sem o Grupo SHC, que continua a representar a JAC Motors em automóveis e comerciais leves elétricos.

Assim, já com tudo definido, a JAC Caminhões vai operar inicialmente com uma linha de caminhões leves e pesados, de 9 a 25 toneladas de PBT técnico.

O plano da JAC Caminhões prevê inicialmente a importação de modelos movidos a diesel, completamente adaptados para o mercado brasileiro, utilizando assim motores Cummins e transmissões ZF, Eaton e Fast Gear.

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jac caminhoes N 9.170

A operação brasileira nasce com a criação de uma subsidiária dedicada, responsável por vendas, pós-venda, engenharia e desenvolvimento de produtos locais.

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Em sua ação, a JAC Caminhões prevê um investimento inicial direcionado à expansão da rede de concessionárias, implantação de centro técnico próprio e, em uma segunda fase, a instalação de uma unidade de produção nacional.

Aqui, ela chega com quatro modelos: N 9.170, N 13.210, A 18.290 e A 25.290, que variam de 9 a 25 ton de PBT técnico.

O JAC N 9.170 entrega 170 cavalos a 2.400 rpm, com torque máximo de 61 kgfm entre 1.100 e 1.800 rpm, além de transmissão Eaton ESO 6106A de 6 velocidades.

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jac caminhoes N 13.210

O modelo da JAC possui configuração 4×2 sendo disponibilizado com duas opções de entre eixos (3.845 mm e 4.475 mm), permitindo maior flexibilidade para implementações. Com Peso Bruto Total (PBT técnico) de 9,5 toneladas e carga útil técnica de 6,2 toneladas.

Já o N 13.210 tem como proposta do novo caminhão da JAC é focado em operações urbanas e regionais, transformando-se em uma ferramenta muito versátil de trabalho.

Ele conta com motor Cummins B4.5 Euro VI, que oferece 210 cavalos a 2.300 rpm e torque robusto de 77,2 kgfm entre 1.200 e 1.800 rpm. Ele traz a nova transmissão automatizada Fast Gear F8JZ95CM de 8 velocidades.

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jac caminhoes A 25.290

Com tração 4×2, o N 13.210 é oferecido em duas opções de entre eixos — 4.200 mm e 4.700 mm —, permitindo ampla variedade de implementações, tendo ainda PBT de 12 toneladas, peso bruto técnico de 12,5 toneladas e carga útil técnica de 8,2 toneladas.

Já a nova linha de pesados A 18.290 e A 25.290 chega ao mercado com mais força, autonomia e eficiência principalmente para operações de médias e longas distâncias, além de urbanas vocacionais.

Ambos têm motor Cummins D6.7 Euro VI, que entrega 290 cavalos a 2.300 rpm e um torque robusto de 1.100 Nm entre 1.100 e 1.600 rpm, enquanto a transmissão automatizada é a ZF 9AS1517TO de 9 velocidades.

Eles também têm duas opções de entre-eixos e eixo auxiliar no modelo N 25, com PBT variando de 16 a 23 toneladas, com cabines espaçosas, confortáveis e dotadas de sensores de emergência e segurança.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


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