Uma nova situação vem chamando atenção na era dos carros elétricos: o risco de apontar uma câmera de smartphone diretamente para o sensor lidar do novo Volvo EX90.
O caso veio à tona após um usuário do Reddit, identificado como Jeguetelli, compartilhar a imagem do estrago causado ao seu celular ao tentar filmar de perto o Lidar montado no teto do SUV elétrico.
No vídeo, é possível ver um “céu de pixels mortos” se formando no sensor de imagem do celular, resultado direto da exposição à luz infravermelha de alta potência emitida pelo equipamento. Ao dar zoom out, o celular muda para outra lente e sensor, poupando os outros módulos da destruição.
O lidar, vale lembrar, funciona emitindo feixes de laser em infravermelho para medir com precisão a distância entre o carro e objetos ao redor.
Não é algo exclusivo da Volvo, e sim uma característica da tecnologia em si. Por isso, a montadora sueca já havia alertado, meses atrás, para que ninguém apontasse câmeras diretamente para o sensor do EX90.
Um aviso direto no manual e em páginas de suporte diz exatamente isso: “não aponte uma câmera para o lidar”.
Em contato com a imprensa, a Volvo reforçou o alerta: “É recomendável evitar filmar diretamente o lidar com câmeras. A luz laser emitida pode danificar o sensor de imagem ou afetar sua performance”.
Segundo a marca, o maior risco está em capturas de perto, especialmente com lentes telefoto.
Filmagens mais distantes, como em registros casuais ou em movimento, não apresentam o mesmo perigo.
A empresa ainda recomendou o uso de filtros protetores ou câmeras com proteção contra fontes de luz intensa, para quem precisar capturar imagens desse tipo de sensor.
Embora a luz usada pelo lidar do EX90 seja classificada como segura para os olhos humanos, ela ainda pode ter efeitos destrutivos sobre sensores eletrônicos.
O laser opera em 1.550 nm, fora do espectro visível, e essa faixa específica permite maior potência — algo necessário para garantir o alcance exigido por sistemas de condução semiautônoma.
É importante destacar que, mesmo sendo uma falha técnica que afeta apenas quem se aproxima demais com uma câmera, o fenômeno pode se tornar mais comum à medida que os carros com sistemas lidar se popularizam nas ruas.
O Volvo EX90, por exemplo, só começou a ser entregue nos Estados Unidos recentemente, com preço inicial de US$ 81.290.
Se você se empolgou para fazer um vídeo do SUV sueco e compartilhar nas redes, talvez seja melhor manter uma distância respeitosa — especialmente se quiser continuar usando a câmera do celular depois disso.
Never film the new Ex90 because you will break your cell camera.Lidar lasers burn your camera.
byu/Jeguetelli inVolvo
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!