A rápida transição da China para veículos elétricos (EVs) está transformando o maior mercado automotivo do mundo e sinalizando uma queda acentuada na demanda por combustíveis fósseis.
Dados recentes mostram que, nos últimos quatro meses, mais da metade das vendas de carros de passeio no país foi de veículos elétricos e híbridos, marcando um ponto de virada que deve impactar drasticamente o mercado global de petróleo.
A adoção de EVs está mudando as previsões de consumo de gasolina na China.
Analistas da CITIC Futures estimam que o consumo caia entre 4% e 5% ao ano até 2030, uma redução mais acentuada do que o esperado.
O transporte, que representa cerca de 25% da demanda de petróleo na China, já começa a mostrar sinais de retração, com projeções indicando que o consumo de gasolina atingirá seu pico este ano e entrará em declínio em 2025, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).
Fatores Impulsionando a Transição
– Iniciativas Governamentais: Subsídios implementados há mais de uma década permitiram que as montadoras escalassem a produção de EVs e reduzissem custos, com o marco de 10 milhões de veículos novos previstos para 2024.
– Crescimento de EVs e Híbridos Plug-In: Veículos elétricos e híbridos plug-in compõem 10% da frota atual, mas devem superar 20% até 2027, chegando perto de 100% por volta de 2040.
– Avanços em Eficiência de Combustíveis: Melhorias na eficiência dos motores e o pico na posse de automóveis contribuem para a diminuição do consumo de combustíveis.
Impacto no Mercado Global de Petróleo
A China, responsável por quase 20% da demanda mundial de petróleo, desempenha um papel importantíssimo no equilíbrio do mercado.
A queda no consumo de gasolina e diesel, agravada por um crescimento econômico mais lento, ameaça reduzir um dos principais pilares de sustentação da demanda global de petróleo.
Além disso, a crescente popularidade de caminhões elétricos e a gás natural liquefeito (GNL) também pressiona o consumo de diesel, que atingiu seu pico em 2019 e deve cair entre 3% e 5% ao ano até 2030.
Comparação com Outras Economias
A trajetória da China para a eletrificação é singular. Enquanto EVs representam apenas 10% das vendas nos Estados Unidos, o consumo de gasolina caiu modestos 12% desde 2004.
Na Europa, onde predominam carros a gasolina e diesel, a queda foi de apenas 6% desde 2007. Em contraste, a China está reestruturando seu mercado em uma escala sem precedentes.
Embora o futuro pareça promissor para os EVs, questões permanecem.
Até que ponto os híbridos plug-in continuarão a depender de gasolina? A eletrificação total é viável em longo prazo? E como a desaceleração econômica da China afetará a transição?
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