
Na fria Minnesota, a Runge Cars esquenta a alma de entusiastas ao dedicar-se à restauração de clássicos da Porsche desde 2011 e agora quer ir além, com a construção de um motor boxer a ar para mover sua mais nova recriação.
Nesse caso, trata-se do superesportivo R3, inspirado no clássico Porsche 908 de competição, famoso nos anos 60, que chegará às rodas com um propulsor que, a princípio, poderia servir em muitos modelos VW e Porsche a ar, se couber, é claro.

Este propulsor é um boxer refrigerado a ar que fará brilhar os olhos de entusiastas de “air cooled” das duas marcas alemãs e talvez mesmo de fãs dos velhos Tatra V8…
Batizado de Hetzer, o propulsor da Runge Cars será colocado em posição central no R3 e chama atenção pela enorme ventoinha de resfriamento das camisas sob um grande cone que abraça todos os cilindros.
Veja também

Visto em imagens de patente, o desenho do Hetzer expõe os detalhes técnicos do propulsor, mas mostra que o mesmo não é somente interessante do ponto de vista técnico, mas belo em arquitetura.
Nos lados do cone da tubeira de refrigeração a ar, o Hetzer tem oito cones de aspiração natural do sistema de injeção dos cilindros, que possuem bobinas eletrônicas individuais.
Com 5.3 litros, este boxer de oito cilindros parece o presente ideal para quem tem um alemão a ar na garagem e quer vê-lo andar como nenhum outro.

Afinal, são 600 cavalos produzidos pelo Hetzer, que faria o seu Fusca decolar nas saídas de semáforo, deixando os demais motoristas boquiabertos com um desempenho irreal para o velho Volkswagen.
Tendo taxa de compressão de 12:1 e limite de giro de 10.000 rpm, o boxer Hetzer seria agradável mesmo em um Porsche, seja ele moderno ou antigo.

Sabe-se que as dimensões do Hetzer correspondem às do boxer 3.6 litros do Porsche 911 da geração 964.
Assim, como você também sabe, vários Fuscas pelo mundo já ostentam este último em modificações de entusiastas. Então, imagine esse americano no velho besouro…
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










