
Durante décadas, a Sharp foi sinônimo de tecnologia doméstica: televisores, micro-ondas, purificadores de ar. Mas agora, a empresa japonesa quer levar esse conforto das casas direto para as ruas.
A gigante da eletrônica está aprofundando sua entrada no setor automotivo com a minivan elétrica LDK+, que será revelada oficialmente no Japan Mobility Show no final de outubro.
O modelo representa uma evolução significativa em relação ao conceito apresentado em 2024, agora com proporções e funcionalidades muito mais próximas de um veículo de produção.

A Sharp está desenvolvendo o modelo em parceria com a Foxconn, que fornece a plataforma, pesquisa e desenvolvimento, além da capacidade industrial necessária para transformar o conceito em realidade.
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A nova LDK+ abandona o antigo perfil cab-over (com cabine sobre o eixo dianteiro) e adota linhas mais convencionais para uma minivan familiar, incluindo faróis em LED de largura total integrados a uma grade frontal coberta, que exibe o logotipo da Sharp.
Apesar de ainda parecer um pouco genérica em termos visuais, o modelo inclui porta corrediça, traseira reta, e componentes como retrovisores e maçanetas convencionais, indicando que está muito próximo da versão final.

O interior também chama a atenção.
As portas se abrem para revelar um vão livre, sem colunas centrais, e um assoalho plano que facilita a circulação.
O banco do motorista gira para a parte traseira, criando um ambiente social dentro da cabine, com uma mesa retrátil integrada ao console.
Atrás, há um banco corrido para três passageiros, mais afastado do que o habitual, o que reduz o espaço para bagagens, mas cria uma espécie de sala íntima com iluminação ambiente.

A proposta da Sharp é clara: transformar o carro em uma extensão da sala de estar quando estacionado.
Se a primeira versão trazia uma enorme tela de 65 polegadas na traseira, o novo modelo aposta em algo mais funcional: um projetor com tela retrátil posicionada acima do banco traseiro, transformando o veículo em sala de cinema ou escritório móvel.
O sistema de bordo roda a plataforma AIoT da Sharp, conectando o veículo com os aparelhos da casa do usuário — como ar-condicionado, geladeira ou lavadora — para criar um ecossistema integrado que aprende com os hábitos do dono.
A minivan também será compatível com sistemas de energia residencial, como painéis solares, baterias domésticas e V2H (Vehicle to Home), que permite usar o carro como fonte de energia para a casa.
A plataforma usada é a mesma do Foxconn Model A, apresentada anteriormente com foco em modularidade, tanto no interior quanto na carroceria, voltada tanto para usos comerciais quanto pessoais.
Até o momento, a Sharp não divulgou detalhes técnicos como bateria, autonomia ou potência do motor elétrico, mas tudo indica que a motorização será compartilhada com o modelo da Foxconn.
A previsão é que a minivan da Foxconn comece a rodar no Japão no início de 2027, com posterior expansão para países do sudeste asiático.
Já a Sharp ainda não confirmou quando nem onde sua versão será lançada, mas mais informações devem ser reveladas durante o Japan Mobility Show, marcado para 30 de outubro.
Enquanto isso, o LDK+ se consolida como uma das propostas mais inusitadas do evento — um carro que, mais do que levar você de um lugar a outro, quer sincronizar com sua casa e transformar o trajeto em uma experiência de conforto e tecnologia.
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