Shineray inicia produção de carros na Rússia; e aqui?

swm g01f 1
swm g01f 1

Há uns dois anos, a imprensa noticiou que a Shineray venderia carros no Brasil, especificamente utilitários comerciais leves. A marca chinesa, porém, é dona da SWM e agora inicia a produção na Rússia.

Como se sabe, com a Guerra da Ucrânia, as montadoras estrangeiras se retiraram em peso da Rússia, devido ao “embargo” internacional, deixando assim muitas fábricas fechadas no país.

Todavia, isso foi uma porta escancarada para a China, que liberou suas marcas para invadirem o mercado russo com importação e produção local, tendo entre elas a SWM.

swm g01f 3
swm g01f 3

Em parceria com a Avtotor, em Kaliningrado, a SWM começou a produção de carros na antiga fábrica da Hyundai-Kia, lembrando que a empresa russa já fez carros da BMW, GM e Chery em épocas diferentes desde 1997.

Localmente, a Shineray produzirá três SUVs da SWM, sendo o compacto G01 e sua variante esportiva G01F, além do modelo maior, o G05 Pro.

Na Rússia, todos os modelos da SWM terão motor 1.5 turbo de 139 cavalos e câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas, além de tração dianteira.

swm g05 pro 1
swm g05 pro 1

O G01 tem linhas bem conservadoras e mede 4,61 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,72 m de altura e 2,75 m de entre eixos, tendo ainda bancos em couro, rodas de 18 polegadas, teto solar panorâmico, multimídia de 10 polegadas, bancos climatizados, entre outros.

Já o G01F tem um design interessante, com frente completamente diferente e lembrando um pouco o Dodge Journey SRT, faltando somente as rodas escurecidas e pinças de freio vermelhas.

Por fim, o G05 Pro é um SUV de sete lugares com 4,75 m de comprimento, mas de projeto mais simples e aparência não tão atraente quanto o G01.

SWM vem ao Brasil, mas…

swm g01f 2
swm g01f 2

Tendo agora o mercado russo, a Shineray pode ir mais longe com a SWM, como aqui no Brasil? A resposta é sim e não.

No Brasil, a Shineray vende somente motos e a SWM virá a partir de 2024, com veículos já em homologação.

Mas, não se empolgue. Assim como a Shineray, a SWM também faz motos e serão elas a chegar ao Brasil e não os carros.

Atuando no segmento custom, a SWM chegará pelas mãos da Shineray. Já em relação aos carros, apenas se vierem elétricos é que teriam alguma chance por aqui.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X