Aqui no Brasil, a Shineray aposta em motos pequenas e baratas, embora tenha recentemente focado em modelos mais modernos e estilosos, mas nenhum deles chega perto do que a chinesa vende lá fora.
Uma dessas motos que chamam atenção é a Shineray XY500B, que tem algumas versões, porém, o que atrai no produto é ser uma reprodução da proposta de motos da marca russa Ural.
Trata-se de um produto inspirado nas motos alemãs com sidecar, usadas na Segunda Guerra Mundial e levadas pelos soviéticos para a Rússia, sendo ainda hoje produzidas.
No caso da Shineray, o modelo busca se aproximar ao máximo desse estilo e conta inclusive com suspensão dianteira articulada e com direito a placa transversal sobre o para-mala dianteiro.
Atrás, a versão XY500B-A tem corrente, pinhão e coroa como uma moto moderna, mas a versão XY500B-D, a que realmente é impressionante, usa-se um eixo cardã diretamente no diferencial da roda traseira, como na Ural.
Com dois assentos simples e tanque arredondado, a Shineray XY500B tem ainda farol circular e proteções por toda a moto, com escape invertido na versão D para facilitar a manutenção do cardã.
Ao lado, conectado, fica o sidecar com seu assento único, tendo ainda na parte frontal, suporte para bagagem, assim como estepe na carenagem traseira, chegando a dispor de tambor de combustível na lateral.
Usando pneus todo-terreno, a Shineray XY500B tem motor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar e a óleo, tendo 470 cm³ com 30 cavalos e 3,7 kgfm.
Tendo tanque de 13 litros e rodas raiadas de aro 18 polegadas, a clássica de sidecar da Shineray conta com freios a disco ventilados, na dianteira e, na versão D, na traseira também.
Esta última tem tanque de 19 litros e motor mais potente, com 53 cavalos, levando-a a 140 km/h e com consumo na casa dos 25 km/l. Seria uma boa no Brasil como uma moto aventureira vintage?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!