Shineray tem um modelo de moto com sidecar que se assemelha à Ural russa; ela é inspirada nas motocicletas dos anos 40

shineray xy500 2
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Aqui no Brasil, a Shineray aposta em motos pequenas e baratas, embora tenha recentemente focado em modelos mais modernos e estilosos, mas nenhum deles chega perto do que a chinesa vende lá fora.

Uma dessas motos que chamam atenção é a Shineray XY500B, que tem algumas versões, porém, o que atrai no produto é ser uma reprodução da proposta de motos da marca russa Ural.

shineray xy500 3
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Trata-se de um produto inspirado nas motos alemãs com sidecar, usadas na Segunda Guerra Mundial e levadas pelos soviéticos para a Rússia, sendo ainda hoje produzidas.

No caso da Shineray, o modelo busca se aproximar ao máximo desse estilo e conta inclusive com suspensão dianteira articulada e com direito a placa transversal sobre o para-mala dianteiro.

shineray xy500 4
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Atrás, a versão XY500B-A tem corrente, pinhão e coroa como uma moto moderna, mas a versão XY500B-D, a que realmente é impressionante, usa-se um eixo cardã diretamente no diferencial da roda traseira, como na Ural.

Com dois assentos simples e tanque arredondado, a Shineray XY500B tem ainda farol circular e proteções por toda a moto, com escape invertido na versão D para facilitar a manutenção do cardã.

shineray xy500 5
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Ao lado, conectado, fica o sidecar com seu assento único, tendo ainda na parte frontal, suporte para bagagem, assim como estepe na carenagem traseira, chegando a dispor de tambor de combustível na lateral.

Usando pneus todo-terreno, a Shineray XY500B tem motor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar e a óleo, tendo 470 cm³ com 30 cavalos e 3,7 kgfm.

shineray xy500 1
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Tendo tanque de 13 litros e rodas raiadas de aro 18 polegadas, a clássica de sidecar da Shineray conta com freios a disco ventilados, na dianteira e, na versão D, na traseira também.

Esta última tem tanque de 19 litros e motor mais potente, com 53 cavalos, levando-a a 140 km/h e com consumo na casa dos 25 km/l. Seria uma boa no Brasil como uma moto aventureira vintage?

 

 



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X