O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista foi até a Alemanha para pedir que a Volkswagen acelere a produção de carros eletrificados em sua história planta da Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo desde os anos 50.
Durante o Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, a entidade pediu ao conselho de administração da montadora que faça o desenvolvimento e a produção de veículos eletrificados na fábrica do ABC paulista.
Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo do sindicato e membro do Comitê Mundial, se mostrou preocupado com a demora na eletrificação da frota e com o desenvolvimento de novos motores na região.
Damasceno comentou ao site Auto Indústria: “Abordei os investimentos previstos no Brasil para as plantas de Curitiba–PR, e Anchieta, SB [São Bernardo do Campo–SP], que envolvem modelos híbridos, além do novo SUV lançado em Taubaté–SP”.
O sindicalista explicou: “Nessas reuniões, debatemos a realidade de cada planta, recebemos informações sobre o desempenho no mercado, linhas de produtos, planejamento de investimentos e discutimos estratégias para os próximos anos. Também é um espaço para questionamentos, posicionamentos críticos e apresentação de pautas relevantes dos trabalhadores”.
Na Anchieta, desde 2022, a VW tem um Centro de P&D de bicombustíveis focado no desenvolvimento de carros híbridos flex, porém até o momento não se sabe claramente quando tais carros eletrificados chegarão ao mercado.
A expectativa é que isso aconteça entre 2027 e 2028, mas mesmo esse período parece demasiado longo para a marca alemã dispor de seu portfólio de carros híbridos flex, mesmo que do tipo MHEV de 48 volts.
Enquanto isso não acontece, marcas chinesas estão chegando cada vez mais rápido ao mercado nacional e rivais como a Stellantis, por exemplo, aceleram seus planos eletrificados, já tendo iniciado o processo, na prática.
Wellington comentou: “Apresentei um painel com os avanços que temos construído junto ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, mostrando as medidas que vêm impactando positivamente o setor automotivo e criando condições para a retomada de investimentos. A própria Volkswagen, por exemplo, anunciou novos aportes (R$ 16 bilhões no Brasil até 2028) com a presença do presidente Lula”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!