Síndrome do arrependimento Tesla: Efeitos colaterais incluem vergonha em público e pesadelos com Elon Musk

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O movimento Tesla Takedown está seguindo por um caminho inusitado e bem-humorado com o lançamento de um anúncio de utilidade pública que aborda uma “doença que está se espalhando pelo país”.

Trata-se da Tesla Regret Syndrome — ou Síndrome do Arrependimento Tesla — uma condição que, segundo seus criadores, já afeta milhões de pessoas nos Estados Unidos.

O vídeo de dois minutos foi produzido pelo coletivo Troublemakers em parceria com cineastas de Seattle, incluindo a diretora Megan Griffiths.

Nele, alguns donos de Teslas relatam remorso por terem comprado o carro, acompanhados por uma “sensação constante de pavor que consome cada momento de suas vidas”.

O motivo? Segundo a sátira, essas pessoas escolheram um carro elétrico porque se preocupam com o futuro, apenas para descobrir que o CEO da empresa é um “ego maníaco que está desmontando o governo dos EUA para vender as peças”.

O vídeo, no melhor estilo de propaganda farmacêutica, informa que há tratamento — mas esqueça os comprimidos.

A solução proposta envolve vender o carro e se livrar das ações da Tesla . Só que, com uma recessão à vista, nem todo mundo pode bancar esse “tratamento definitivo”.

Como alternativa temporária, os organizadores sugerem instalar um adesivo no carro com críticas diretas a Elon Musk. Também recomendam postar conteúdos anti-Tesla nas redes, participar de protestos e alertar outras pessoas sobre a marca.

Esse vídeo faz parte de uma campanha maior que inclui estações de “remoção de logotipo” da Tesla, faixas com mensagens sobre a síndrome penduradas em rodovias, panfletos informativos, um site completo e até uma linha de apoio: o número 1-866-EFF-MUSK.

No site da campanha, há uma lista de “sintomas” clássicos da Tesla Regret Syndrome.

Entre eles estão evitar contato visual ao entrar ou sair do carro, justificar compulsivamente quando comprou o veículo, estremecer sempre que escuta uma buzina e passar horas navegando em sites de venda atrás de outro EV.

Valerie Costa, porta-voz do Troublemakers, explicou o motivo por trás da campanha: “Os clientes foram transformados em outdoors ambulantes de um nazista que está destruindo a infraestrutura do país”.

E completou: “Musk não é todo-poderoso, e os donos de Tesla têm uma influência especial neste momento. Queríamos mostrar isso de forma criativa e com bom humor.”


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.