
A Skoda está em expansão e seu caminho é sempre para o leste, chegando agora no Vietnã, em parceria com o investidor regional Thanh Cong Group.
No dia 26 de março, a Skoda inaugurou no país uma fábrica onde promete montar os modelos Slavia e o Kushaq. A produção do SUV já está rolando, enquanto o sedã Slavia deve entrar em linha no verão deste ano.
Localizada na província de Quang Ninh, no norte do país, e pertinho de um dos portos mais modernos do Vietnã, a fábrica monta seus veículos a partir de kits CKD enviados da fábrica da Skoda Auto em Pune, Índia.

Essa estratégia garante uma cadeia de suprimentos super eficiente e regionalizada, reforçando sua operação indiana e solidificando a nova empreitada.
Klaus Zellmer, CEO da Skoda Auto, celebrou a inauguração como um marco na expansão para o mercado vietnamita, destacando que as sinergias com a Índia estão pavimentando o caminho para o sucesso tanto da Škoda quanto do Thanh Cong Group.

Ele já aguarda ansiosamente o momento de apresentar os primeiros veículos montados na fábrica aos clientes. Mas não é só a localização que impressiona: a nova instalação está equipada com tecnologia de ponta.
São processos modernos como medição 3D sem contato, aplicação de tinta em quatro camadas e tratamento de cera anticorrosiva para as cavidades da carroceria.
Além disso, a linha de montagem conta com oficinas de soldagem e pintura, um centro de controle de qualidade, uma instalação de medição de precisão e até uma pista de testes de quase 2 quilômetros, pensada para replicar diversas condições das estradas locais.

Com o lançamento do Kushaq e do Slavia, a gama da marca no Vietnã se completa, somando Karoq e Kodiaq, já importados da Europa.
Desde que a Skoda chegou ao mercado vietnamita, em setembro de 2023, mais de 15 pontos de venda foram abertos, com a expectativa de ampliar a rede para 32 concessionárias até o final de 2025.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!