Só com híbridos pela frente, Toyota poderia “adiantar” o Yaris Cross no Brasil?

toyota yaris cross 2024 1
toyota yaris cross 2024 1

A Toyota anunciou hoje que a produção no Brasil, pelo menos até o final do ano, se dará somente com as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, cujo motor 1.8 de ciclo Atkinson é importado, apesar de ser flexível em etanol e gasolina.

Somente assim a Toyota conseguirá manter a produção nacional destes modelos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, uma vez que os propulsores 2NR-FBE e M20A, respectivamente, 1.5 e 2.0 litros, usados nos Yaris e Corolla, inclusive o Cross, são feitos em Porto Feliz.

toyota yaris cross 2024 2
toyota yaris cross 2024 2

No comunicado, a Toyota informou que o Yaris Cross “segue em preparação”, mas o SUV compacto da Toyota poderia ser “adiantado” (já que foi adiado) com a produção de somente híbridos em Sorocaba?

Como se sabe, tudo estava pronto para a chegada do Yaris Cross, mas o clima estragou os planos da Toyota, porém, o que se sabe é que ele terá um motor hibridizado e este será feito na fábrica danificada.

Veja também

toyota yaris cross 2024 5
toyota yaris cross 2024 5

Flex, o propulsor 2NR 1.5 litro que se espera ver no Yaris Cross, é produzido lá fora também e, na versão 2NR-VEX, equipa o mesmo Yaris Cross na Tailândia.

Como é parte da família NR, já feita em Porto Feliz, será mais fácil sua integração à linha de produção local, mas o plano original é fazê-lo na planta em recuperação.

toyota yaris cross 2024 6
toyota yaris cross 2024 6

Todavia, a Toyota poderia importar o 2NR-VEX com sua suposta versão 2NR-VEB e ser introduzida na linha asiática para importação ao Brasil, pelo menos tecnicamente parece possível.

Isso porque a Toyota consegue fazer no exterior o 2ZR-FXE, o 1.8 usado no Corolla Hybrid e seu irmão, indicando assim que o 2NR-VEB também poderia chegar de lá para iniciar o Yaris Cross por aqui antes do motor nacional e da versão flex comum.

O Yaris Cross Hybrid com o 2NR-VEX entrega 91 cavalos e 12,3 kgfm apenas com gasolina, fora o motor elétrico duplo de 80 cavalos na caixa de transmissão transaxle CVT. Daria certo?

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.