
A Toyota anunciou hoje que a produção no Brasil, pelo menos até o final do ano, se dará somente com as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, cujo motor 1.8 de ciclo Atkinson é importado, apesar de ser flexível em etanol e gasolina.
Somente assim a Toyota conseguirá manter a produção nacional destes modelos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, uma vez que os propulsores 2NR-FBE e M20A, respectivamente, 1.5 e 2.0 litros, usados nos Yaris e Corolla, inclusive o Cross, são feitos em Porto Feliz.

No comunicado, a Toyota informou que o Yaris Cross “segue em preparação”, mas o SUV compacto da Toyota poderia ser “adiantado” (já que foi adiado) com a produção de somente híbridos em Sorocaba?
Como se sabe, tudo estava pronto para a chegada do Yaris Cross, mas o clima estragou os planos da Toyota, porém, o que se sabe é que ele terá um motor hibridizado e este será feito na fábrica danificada.
Veja também

Flex, o propulsor 2NR 1.5 litro que se espera ver no Yaris Cross, é produzido lá fora também e, na versão 2NR-VEX, equipa o mesmo Yaris Cross na Tailândia.
Como é parte da família NR, já feita em Porto Feliz, será mais fácil sua integração à linha de produção local, mas o plano original é fazê-lo na planta em recuperação.

Todavia, a Toyota poderia importar o 2NR-VEX com sua suposta versão 2NR-VEB e ser introduzida na linha asiática para importação ao Brasil, pelo menos tecnicamente parece possível.
Isso porque a Toyota consegue fazer no exterior o 2ZR-FXE, o 1.8 usado no Corolla Hybrid e seu irmão, indicando assim que o 2NR-VEB também poderia chegar de lá para iniciar o Yaris Cross por aqui antes do motor nacional e da versão flex comum.
O Yaris Cross Hybrid com o 2NR-VEX entrega 91 cavalos e 12,3 kgfm apenas com gasolina, fora o motor elétrico duplo de 80 cavalos na caixa de transmissão transaxle CVT. Daria certo?
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias