Só faltava essa: Mercedes também vai entrar na onda de substituir um volante perfeito com um manche horrível

mercedes yoke (1)
mercedes yoke (1)

O volante convencional está com os dias contados no topo da linha da Mercedes-Benz, sendo que, na verdade, não existia nada de errado com ele.

Na próxima reestilização do EQS — prevista para 2026 — a marca alemã vai estrear seu novo sistema de direção eletrônica (ou steer-by-wire) acompanhado de um volante do tipo “yoke”, no maior estilo nave espacial .

Isso significa que a conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras será eliminada, substituída por sinais eletrônicos e sensores redundantes.

A proposta vai além do impacto visual. Segundo a Mercedes, o novo design oferece mais espaço para as pernas, melhora o acesso ao banco do motorista e proporciona uma visão desobstruída do painel digital.

A promessa da marca é oferecer uma experiência mais confortável e moderna, com uma posição de condução mais relaxada e sofisticada.

mercedes yoke (2)
mercedes yoke (2)

A tecnologia, já popularizada em modelos como o Lexus RZ e os Tesla Model S e X (embora estes não tenham direção eletrônica de verdade), permite que o motorista não precise mais girar o volante por várias voltas completas.

Graças à adaptação eletrônica da relação de direção, manobras podem ser feitas com muito menos esforço — algo que vai agradar desde quem busca conforto total até quem quiser extrair algum dinamismo da condução.

No modo conforto, por exemplo, o sistema consegue isolar vibrações da pista e irregularidades do asfalto, criando uma sensação de flutuação, bem ao gosto de quem compra um sedã executivo elétrico.

Já em situações mais esportivas, a direção se ajusta para dar mais agilidade ao conjunto — ajudada também pelo eixo traseiro esterçante, que no EQS pode girar até 10 graus para os dois lados.

mb eqs solid state
mb eqs solid state

De acordo com Markus Schäfer, diretor de tecnologia e membro do conselho da Mercedes-Benz, o sistema é um avanço importante na visão da empresa sobre o futuro da mobilidade:

“O steer-by-wire é mais um passo em direção à mobilidade de amanhã, e estamos orgulhosos de lançar essa tecnologia em 2026. Ela proporciona uma experiência única que vai muito além do ato de dirigir.”

A Mercedes garante que a tecnologia já passou por mais de 1 milhão de quilômetros de testes em bancadas, pistas e condições reais de tráfego.

O sistema foi projetado com redundância total: há dois caminhos de sinalização e o dobro de atuadores necessários, para garantir que qualquer falha tenha um backup imediato.

A segurança, diz a marca, foi prioridade absoluta na implementação.

Se a ideia de guiar um carro com volante de nave espacial ainda soa estranha para alguns, a Mercedes aposta que o conforto, o estilo e a inovação do EQS 2026 vão acabar convencendo até os mais conservadores.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.