Só piora: Novo modelo da Hyundai abandona controles físicos e usa tela de 27 polegadas no painel

hyundai elexio interior
hyundai elexio interior

A Hyundai segue expandindo sua presença no segmento de SUVs elétricos, e agora dá destaque ao Elexio, um modelo desenvolvido especialmente para o mercado chinês em parceria com a BAIC.

Após a apresentação do visual externo, a marca revelou pela primeira vez o interior do SUV, que aposta em uma proposta minimalista e extremamente tecnológica, deixando de lado quase todos os comandos físicos.

No centro das atenções está uma impressionante tela dupla de 27 polegadas com resolução 4K, que se estende desde o lado esquerdo do console central até a frente do banco do passageiro.

Para completar o conjunto, há ainda um segundo visor menor, dedicado às funções do painel de instrumentos, posicionado bem à frente do motorista.

hyundai elexio 1
hyundai elexio 1

É uma configuração visualmente impactante e que difere bastante do que a Hyundai oferece em outros mercados com sua linha Ioniq .

No lugar de botões e comandos convencionais, o Elexio adota uma filosofia clean, com apenas alguns controles incorporados ao volante de três raios.

Por um lado, isso pode ser vendido como tecnológico e moderno, mas por outro lado, continua a piorar a vida dos motoristas, que estão cansados de ter que mexer em quase todas as configurações do veículo a partir de uma tela sensível ao toque.

A alavanca de câmbio também foi reposicionada, agora em forma de haste na base da coluna de direção. A inspiração é claramente voltada para o futuro, com foco em simplicidade, organização e praticidade no uso diário.

elexio 1
elexio 1

Por fora, o SUV também mostra que veio para se destacar. Sem grade frontal, com faróis horizontais e uma barra de LED em toda a dianteira, o Elexio ostenta um visual esportivo e moderno.

A silhueta ganha personalidade com para-lamas marcantes, coluna D escurecida e lanternas traseiras de LED que percorrem toda a largura do carro, além de elementos gráficos no para-choque traseiro.

Baseado na plataforma E-GMP, a mesma dos modelos Ioniq 5, Ioniq 6 e do Kia EV6, o novo SUV ainda não teve sua motorização detalhada.

Mas a Hyundai já promete uma autonomia superior a 700 km segundo o ciclo chinês (CTLC), valor que deve ser um pouco menor em homologações internacionais. A recarga rápida é outro destaque: a bateria pode ir de 30% a 80% em apenas 27 minutos, conforme divulgado.

hyundai elexio 4
hyundai elexio 4

O Elexio também trará pacote avançado de assistentes de condução, com capacidade de direção semiautônoma nível 2+, e utilizará o chip Qualcomm SA8295 para rodar o sistema de entretenimento com os mais recentes recursos de conectividade e inteligência artificial.

Fabricado localmente pela Beijing Hyundai, o Elexio deve estrear nas concessionárias chinesas nos próximos meses.

A montadora ainda não confirmou se o modelo será oferecido em outros países, mas reforçou que a produção faz parte de uma estratégia de recuperação no mercado chinês, onde a concorrência com marcas locais tem se intensificado.

Para fortalecer essa presença, a Hyundai anunciou um investimento de 1,1 bilhão de dólares em sua joint venture na região, com foco no desenvolvimento de produtos elétricos feitos sob medida para os consumidores locais.

O Elexio, com seu design ousado e proposta tecnológica arrojada, pode ser o fôlego que a Hyundai precisa para se reposicionar no maior mercado automotivo do planeta.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.