
Invenção dos chineses, o Bonde Urbano Digital ou ART em sigla em inglês, chegou na madrugada desta sexta-feira (28) ao Terminal São Roque, em Piraquara, no Paraná, para início dos testes de transporte de passageiros.
Ele parece um bonde e até se locomove como um, mas em seu caminho não existem trilhos e sim uma via com marcadores magnéticos para que ele não saia da “trilha”.

É deste terminal, na Grande Curitiba, onde sairá e retornará diariamente do BUD para a fase final de testes antes de começar a transportar passageiros.
A previsão da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), que coordena a iniciativa, é que a operação comece agora no início de dezembro após a conclusão com sucesso de todos os testes e eventuais adequações necessárias.
Veja também

Os marcadores magnéticos já foram instalados no próprio terminal e na Rodovia Leopoldo Jacomel. A estrutura permitirá que o veículo realize manobras autônomas, sempre com a supervisão humana dos motoristas que estão sendo treinados.
Os testes finais e o início da operação foram precedidos de dois meses de preparação intensa. Neste período, o Governo do Estado supervisionou a montagem do veículo, que chegou em módulos da China, enviado pela CRRC Corporation, que desenvolveu a tecnologia. Depois ele foi montado e ajustado por equipes especializadas, com acompanhamento direto da empresa chinesa.

Com 30 m de comprimento, o veículo tem capacidade para até 280 passageiros e a estimativa da Amep é de atender cerca de 10 mil usuários por mês. A tarifa será a mesma do sistema metropolitano, de somente R$ 5,50, com manutenção da integração entre linhas.

O veículo é 100% elétrico e não usa bateria de lítio como outros veículos elétricos, mas supercapacitores, que permitem um carregamento mais rápido e eficiente. Além disso, ele é mais silencioso, tem ar-condicionado, isolamento acústico e térmico, além de oferecer mais conforto aos passageiros.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










