A Volkswagen anunciou um pacote de R$ 16 bilhões no total para os próximos anos, com 16 novos produtos, sendo que entre as novidades, teremos carros híbridos flex, elétricos e também atuação em segmentos antes não atingidos.
Nesse caso, se espera que a VW atue no segmento de SUVs subcompactos e também de picapes leves com cabine dupla de quatro portas, respectivamente em Taubaté e São José dos Pinhais, além de dois novos carros híbridos na Anchieta.
Sobre estes dois, nada se sabe além de serem eletrificados sobre a nova plataforma MQB Hybrid, mas em relação ao primeiro, existe uma controvérsia sobre o nome do produto, com rumores indicando que seria um retorno do Gol.
Nesse caso, Ciro Possobom, CEO da VW, ao podcast CBN Auto Esporte, ironizou: “Essa história do Gol em Taubaté é a mesma coisa que a grávida de Taubaté, que não era grávida de forma alguma”.
Possobom se referiu ao caso da pedagoga taubateense Maria Verônica Santos, sobre a falsa gravidez que virou polêmica há alguns anos. Ainda assim, o novo carro de Taubaté continua a suscitar dúvidas sobre como atuará no mercado.
Isso porque aos sites Auto Data e Auto Indústria, Possobom falou que o novo carro será um “modelo icônico para a VW”. Essa pode ser a esperança da marca sobre o novo carro, mas quando se pensa em “icônico”, surgem nomes óbvios.
Ainda que os planos sejam que o novo carro se torne um ícone, é preciso que o mesmo venda mais de 60 mil por ano, segundo cálculos da própria VW. Mesmo assim, teria que vender muito mais anualmente para lá na frente ser considerado como tal.
Conhecido como projeto EA246, esse novo carro aparentemente será um crossover abaixo do Nivus e T-Cross, usando uma arquitetura de baixo custo chamada MQB-A00, desenvolvida em parceria com a Skoda e também com as filiais de Índia e México.
Sabe-se que a VW já registrou vários nomes supostamente para SUVs ou crossovers, como T-Sport, por exemplo. Há alguns anos, a marca chegou a desenvolver uma proposta parecida com o Taigun, mas o projeto não vingou. Então, fica a pergunta: venderá o suficiente para ser um “ícone” da Volkswagen?
[Fonte: AE/Projeção: KDesign AG]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!