Somente produção: HPE revela detalhes de negócio envolvendo a GAC em Goiás; chinesa não compartilhará linha com Mitsubishi

hpe fabrica catalão
hpe fabrica catalão

A montadora chinesa GAC fechou um acordo com o grupo brasileiro HPE para a produção de veículos na fábrica de Catalão, na região sul de Goiás.

Esse negócio que envolve a HPE é diferente das outras parcerias e associações feitas por outras montadoras localizadas no Brasil com outros fabricantes chineses.

É isso que garante Mauro Correia, presidente e CEO do grupo HPE, ao site AutoData. Correia contou que as negociações com a GAC duraram mais de um ano e que a empresa brasileira apenas produzirá os automóveis da chinesa.

gac fabrica china 1
gac fabrica china 1

Diferente da Mitsubishi, da qual a HPE detém os direitos de comercialização, distribuição e produção no Brasil, a GAC será apenas um cliente de produção.

Veja também

O presidente da HPE também confirmou que a produção em Catalão será completa, ou seja, envolverá estamparia de chapas, soldagem de carroceria, pintura e montagem final.

A empresa enfatiza que não será um processo CKD que vem sendo criticado pela Anfavea e adotado por alguns fabricantes chineses até o momento.

gac fabrica china 2
gac fabrica china 2

Por conta disso, a produção de carros da GAC em Goiás só começará a partir de 2027 e a montadora chinesa terá total autonomia para definir desde fornecedores e conteúdo nacional até os modelos que serão feitos na planta goiana.

Correia disse também que até o momento nenhum modelo foi definido pela GAC para ser feito pela HPE, que terá de construir uma linha de montagem exclusiva para os carros da chinesa em sua enorme planta.

gac gs3 oficial 1
gac gs3 oficial 1

O acordo tem a expectativa de produção de 50 mil carros por ano, sendo que a capacidade instalada da fábrica é de 120 mil carros por ano.

Essa capacidade, segundo o CEO, se dá pela limitação da linha de pintura que será a única área compartilhada com os carros da Mitsubishi.

gac gs4 hybrid avaliação na (45)
gac gs4 hybrid avaliação na (45)

Mauro Correia explicou que a capacidade dessa linha de pintura é de 120.000 unidades por ano, assim a planta não pode fazer mais do que essa área do processo produtivo pode entregar.

Atualmente, a GAC tem dois produtos que se encaixam perfeitamente em uma produção nacional, sendo um deles o GS3 que parte de R$ 129 mil e o híbrido GS4, que custa a partir de R$ 189 mil.

⭐ Siga o Notícias Automotivas no GoogleAcompanhe nosso conteúdo direto no Google e fique por dentro das últimas notícias automotivas.Seguir no Google
📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.