
No mundo automotivo, a imagem vale tanto quanto o desempenho do carro. E no caso da Stellantis, essa imagem está em frangalhos.
Segundo a mais recente edição do American Customer Satisfaction Index (ACSI), todas as quatro marcas norte-americanas do grupo amargaram as últimas posições no ranking de satisfação dos consumidores.
A rejeição escancarada ajuda a explicar as dificuldades financeiras da empresa, que acumulou um prejuízo de US$ 2,7 bilhões apenas na primeira metade de 2025.
O levantamento, que entrevistou quase 10 mil consumidores entre julho de 2024 e junho de 2025, avaliou experiências recentes com as principais montadoras.
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A pontuação vai de zero a 100 e leva em conta fatores como expectativas, percepção de qualidade e valor entregue.

A Stellantis teve média de apenas 71, ocupando os quatro piores lugares da lista, com destaque negativo para a marca Ram, que sofreu a maior queda de todo o setor.
A marca de picapes, que vinha lado a lado com a Nissan em 2024, despencou 10 pontos e caiu para 69 — o pior índice registrado este ano. Nenhuma outra montadora teve uma queda tão acentuada, e isso acendeu um alerta vermelho dentro da empresa.
Embora seja difícil apontar um único culpado pela derrocada da Ram, há uma série de decisões controversas que vêm desgastando a relação com o consumidor.
Um exemplo claro foi o anúncio da continuidade da produção da Ram 1500 Classic em 2025, que foi revertido apenas dois meses depois.

Em abril, a marca voltou atrás em outro plano: cancelou o desenvolvimento de uma picape elétrica pesada, o que gerou um processo judicial de US$ 25 milhões por parte de dois fornecedores prejudicados.
Enquanto Ford e Chevrolet já disputam espaço com seus modelos elétricos, como F-150 Lightning e Silverado EV, a Ram segue sem um modelo similar no portfólio. Isso acentua a sensação de que a marca ficou para trás numa corrida que ela mesma ajudou a impulsionar anos atrás.
Do outro lado do espectro, quem brilhou na pesquisa foi a Subaru, com uma nota de 85 e a liderança absoluta entre as marcas de mercado de massa.
A diferença de percepção entre consumidores mostra como decisões estratégicas impactam diretamente na relação com o público.
A Stellantis, no entanto, tenta reverter a maré. Para reconquistar a confiança, a Ram anunciou o retorno à NASCAR Craftsman Truck Series em 2026, encerrando um hiato de 13 anos fora das pistas.
Além disso, passou a oferecer garantia de 10 anos ou 160 mil km para o trem de força nos modelos 2026. Mas o benefício tem ressalvas: não vale para elétricos, veículos usados ou adquiridos por frotistas.
Apesar das tentativas, o caminho para reconquistar os consumidores parece longo e tortuoso.
O desafio agora é não apenas recuperar a confiança, mas mostrar que a Stellantis e suas marcas ainda têm algo relevante a oferecer no mercado mais competitivo do mundo.
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