Stellantis afunda na opinião pública e amarga os quatro piores lugares em ranking de satisfação dos EUA

stellantis logo (2)
stellantis logo (2)

No mundo automotivo, a imagem vale tanto quanto o desempenho do carro. E no caso da Stellantis , essa imagem está em frangalhos.

Segundo a mais recente edição do American Customer Satisfaction Index (ACSI ), todas as quatro marcas norte-americanas do grupo amargaram as últimas posições no ranking de satisfação dos consumidores.

A rejeição escancarada ajuda a explicar as dificuldades financeiras da empresa, que acumulou um prejuízo de US$ 2,7 bilhões apenas na primeira metade de 2025.

O levantamento, que entrevistou quase 10 mil consumidores entre julho de 2024 e junho de 2025, avaliou experiências recentes com as principais montadoras.

Veja também

A pontuação vai de zero a 100 e leva em conta fatores como expectativas, percepção de qualidade e valor entregue.

ram 1500 hemi 2026 1
ram 1500 hemi 2026 1

A Stellantis teve média de apenas 71, ocupando os quatro piores lugares da lista, com destaque negativo para a marca Ram, que sofreu a maior queda de todo o setor.

A marca de picapes, que vinha lado a lado com a Nissan em 2024, despencou 10 pontos e caiu para 69 — o pior índice registrado este ano. Nenhuma outra montadora teve uma queda tão acentuada, e isso acendeu um alerta vermelho dentro da empresa.

Embora seja difícil apontar um único culpado pela derrocada da Ram, há uma série de decisões controversas que vêm desgastando a relação com o consumidor.

Um exemplo claro foi o anúncio da continuidade da produção da Ram 1500 Classic em 2025, que foi revertido apenas dois meses depois.

ram 1500 hemi 2026 3
ram 1500 hemi 2026 3

Em abril, a marca voltou atrás em outro plano: cancelou o desenvolvimento de uma picape elétrica pesada, o que gerou um processo judicial de US$ 25 milhões por parte de dois fornecedores prejudicados.

Enquanto Ford e Chevrolet já disputam espaço com seus modelos elétricos, como F-150 Lightning e Silverado EV, a Ram segue sem um modelo similar no portfólio. Isso acentua a sensação de que a marca ficou para trás numa corrida que ela mesma ajudou a impulsionar anos atrás.

Do outro lado do espectro, quem brilhou na pesquisa foi a Subaru, com uma nota de 85 e a liderança absoluta entre as marcas de mercado de massa.

A diferença de percepção entre consumidores mostra como decisões estratégicas impactam diretamente na relação com o público.

A Stellantis, no entanto, tenta reverter a maré. Para reconquistar a confiança, a Ram anunciou o retorno à NASCAR Craftsman Truck Series em 2026, encerrando um hiato de 13 anos fora das pistas.

Além disso, passou a oferecer garantia de 10 anos ou 160 mil km para o trem de força nos modelos 2026. Mas o benefício tem ressalvas: não vale para elétricos, veículos usados ou adquiridos por frotistas.

Apesar das tentativas, o caminho para reconquistar os consumidores parece longo e tortuoso.

O desafio agora é não apenas recuperar a confiança, mas mostrar que a Stellantis e suas marcas ainda têm algo relevante a oferecer no mercado mais competitivo do mundo.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.