Stellantis avança para condução autônoma com projeto europeu Hi-Drive

peugeot e 2008 lidar 1
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A Stellantis apresentou suas mais recentes tecnologias de direção automatizada no evento final do projeto Hi-Drive, em Bruxelas, na Bélgica, demonstrando como os sistemas de próxima geração podem lidar com tráfego complexo e condições reais de direção.

O projeto Hi-Drive é o principal desenvolvimento europeu dedicado à evolução da automação veicular e à viabilização de níveis mais avançados de condução automatizada em diversos contextos.

O programa concentra-se na expansão das capacidades dos veículos automatizados, garantindo segurança, confiabilidade e eficiência em condições cotidianas.

peugeot e 2008 lidar 2
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Anne Laliron, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa Tecnológica da Stellantis , afirmou: O Hi-Drive é um exemplo concreto de inovação aberta, que nos dá a oportunidade de desenvolver e testar tecnologias de direção autônoma em conjunto com importantes parceiros europeus.

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Laliron finalizou: “Trabalhando juntos, podemos oferecer soluções práticas e confiáveis ​​que tornam a mobilidade diária mais segura e fácil para todos.”

peugeot e 2008 lidar 3
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No Living Lab foram apresentados os modelos Peugeot e-2008 e Maserati Levante 2018. O primeiro é equipado com um módulo de sensores no teto com oito radares lasers LiDARs, nove câmeras, quatro radares e conectividade V2X e celular de curto alcance.

O veículo da Stellantis coleta dados ambientais de 360° para validar funções automatizadas em ambientes urbanos de alta densidade.

Já o luxuoso italiano demonstra comunicação V2X e mapeamento de alta definição para oferecer alerta de perigo em tempo real e reconhecimento dinâmico de placas de trânsito, garantindo uma condução mais segura e informada.

peugeot e 2008 lidar 4
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Os futuros veículos altamente automatizados da Stellantis incluirão sistemas de direção autônoma, que exigem conectividade avançada.

A Stellantis está atualmente testando comunicações de curto alcance e 5G para trocar informações de tráfego e de estradas com outros veículos e infraestrutura digital, elementos essenciais para a condução automatizada de próxima geração.

O grupo quer fortalecer seu portfólio de ADAS e direção automatizada com recursos intuitivos que auxiliam os motoristas hoje, desde informações de tráfego em tempo real até direção autônoma de Nível 2+ em rodovias.

peugeot e 2008 lidar 5
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A empresa também está desenvolvendo veículos autônomos (sem motorista) de Nível 4 para serviços de robotáxi em todo o mundo por meio de duas colaborações paralelas: uma com a Nvidia, Uber e Foxconn, e a outra com a Pony.ai, focadas em soluções autônomas escaláveis ​​e econômicas.

Ambas as colaborações são baseadas nas plataformas Stellantis AV-Ready, projetadas para máxima flexibilidade e adaptabilidade em diversos casos de uso, tanto para passageiros quanto para fins comerciais.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


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