
A Stellantis apresentou suas mais recentes tecnologias de direção automatizada no evento final do projeto Hi-Drive, em Bruxelas, na Bélgica, demonstrando como os sistemas de próxima geração podem lidar com tráfego complexo e condições reais de direção.
O projeto Hi-Drive é o principal desenvolvimento europeu dedicado à evolução da automação veicular e à viabilização de níveis mais avançados de condução automatizada em diversos contextos.
O programa concentra-se na expansão das capacidades dos veículos automatizados, garantindo segurança, confiabilidade e eficiência em condições cotidianas.

Anne Laliron, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa Tecnológica da Stellantis, afirmou: “O Hi-Drive é um exemplo concreto de inovação aberta, que nos dá a oportunidade de desenvolver e testar tecnologias de direção autônoma em conjunto com importantes parceiros europeus.
Veja também
Laliron finalizou: “Trabalhando juntos, podemos oferecer soluções práticas e confiáveis que tornam a mobilidade diária mais segura e fácil para todos.”

No Living Lab foram apresentados os modelos Peugeot e-2008 e Maserati Levante 2018. O primeiro é equipado com um módulo de sensores no teto com oito radares lasers LiDARs, nove câmeras, quatro radares e conectividade V2X e celular de curto alcance.
O veículo da Stellantis coleta dados ambientais de 360° para validar funções automatizadas em ambientes urbanos de alta densidade.
Já o luxuoso italiano demonstra comunicação V2X e mapeamento de alta definição para oferecer alerta de perigo em tempo real e reconhecimento dinâmico de placas de trânsito, garantindo uma condução mais segura e informada.

Os futuros veículos altamente automatizados da Stellantis incluirão sistemas de direção autônoma, que exigem conectividade avançada.
A Stellantis está atualmente testando comunicações de curto alcance e 5G para trocar informações de tráfego e de estradas com outros veículos e infraestrutura digital, elementos essenciais para a condução automatizada de próxima geração.
O grupo quer fortalecer seu portfólio de ADAS e direção automatizada com recursos intuitivos que auxiliam os motoristas hoje, desde informações de tráfego em tempo real até direção autônoma de Nível 2+ em rodovias.

A empresa também está desenvolvendo veículos autônomos (sem motorista) de Nível 4 para serviços de robotáxi em todo o mundo por meio de duas colaborações paralelas: uma com a Nvidia, Uber e Foxconn, e a outra com a Pony.ai, focadas em soluções autônomas escaláveis e econômicas.
Ambas as colaborações são baseadas nas plataformas Stellantis AV-Ready, projetadas para máxima flexibilidade e adaptabilidade em diversos casos de uso, tanto para passageiros quanto para fins comerciais.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










