Stellantis cancela veículos movidos a hidrogênio por não acreditar que sejam lucrativos

psa hidrogenio 1
psa hidrogenio 1

É o que estamos falando há bastante tempo sobre o hidrogênio… O combustível dado como do futuro é realmente do futuro. Hoje, a Stellantis anunciou sua decisão de descontinuar seu programa de desenvolvimento de tecnologia de células de combustível de hidrogênio.

Segundo a Stellantis, devido à infraestrutura limitada de reabastecimento de hidrogênio, altos requisitos de capital e necessidade de maiores incentivos de compra para o consumidor, a empresa não espera adotar veículos comerciais leves movidos a hidrogênio antes do final da década.

Portanto, a Stellantis não lançará mais sua nova linha de veículos Pro One movidos a hidrogênio neste ano na Europa. A produção em massa estava prevista para começar neste verão europeu em Hordain, França (vans de médio porte) e Gliwice, Polônia (vans de grande porte).

Jean-Philippe Imparato, Diretor de Operações para a Grande Europa, explica: “Enquanto a empresa se mobiliza para atender às rigorosas regulamentações europeias de emissões de CO2, a Stellantis decidiu descontinuar seu programa de desenvolvimento de tecnologia de células de combustível de hidrogênio”.

Imparato: “O mercado de hidrogênio continua sendo um segmento de nicho, sem perspectiva de sustentabilidade econômica a médio prazo. Precisamos fazer escolhas claras e responsáveis para garantir nossa competitividade e atender às expectativas de nossos clientes com nossa ofensiva em veículos elétricos e híbridos de passageiros e comerciais leves.”

Esta decisão, segundo a Stellantis, não terá impacto sobre os funcionários das unidades de produção da empresa, enquanto as atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas à tecnologia do hidrogênio serão redirecionadas para outros projetos.

“A situação atual no segmento de hidrogênio também apresenta desafios financeiros para diversas partes interessadas”, diz Stellantis em comunicado oficial.

Assim, a Stellantis “iniciou discussões com os acionistas da Symbio para avaliar as consequências atuais para o mercado e proteger da melhor forma os interesses da Symbio, cumprindo simultaneamente suas respectivas obrigações”.

Trata-se de um grande revés para o hidrogênio na Europa, já que a Stellantis era a maior empresa do setor apostando nele, mas sem ela, o combustível do futuro provavelmente demorará mais para se estabelecer no velho continente.

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X