A Stellantis, um dos maiores grupos automotivos globais, planeja encerrar e vender suas instalações de testes de veículos no Arizona até o final deste ano, de acordo com informações obtidas pela CNBC.
Essa medida é mais uma das estratégias de corte de custos lideradas pelo CEO Carlos Tavares, que enfrenta crescente pressão de Wall Street, concessionários e do sindicato United Auto Workers (UAW) devido ao desempenho financeiro da empresa, demissões e decisões de negócios.
O Arizona Proving Grounds, localizado entre Phoenix e Las Vegas, cobre uma área de 4.000 acres em Yucca, Arizona, e tem sido usado para desenvolvimento e testes de veículos desde que a então Chrysler adquiriu o local da Ford em 2007 por 35 milhões de dólares.
A Stellantis confirmou o fechamento das instalações, citando sua contínua busca por eficiência e otimização do portfólio imobiliário.
A partir do próximo ano, a Stellantis transferirá suas operações de testes no Arizona para uma instalação da Toyota, também no estado, que foi aberta em 2021. O local da Toyota foi projetado para ser compartilhado com outras empresas, ajudando a distribuir os altos custos de manutenção.
No comunicado oficial, a Stellantis afirmou que está trabalhando com o UAW para oferecer pacotes de rescisão para os 41 funcionários da instalação, sendo 37 deles representados pelo sindicato.
Esses trabalhadores poderão optar por seguir seus cargos em uma possível transferência de operações ou aceitar pacotes de layoff, o que lhes garantirá pagamento e benefícios por até dois anos.
Esse fechamento não é uma surpresa completa, já que a Stellantis havia discutido essa possibilidade durante as negociações sindicais do ano passado, nas quais mencionou a potencial desativação de 18 instalações, incluindo centros de distribuição de peças e o antigo quartel-general da Chrysler em Auburn Hills, Michigan.
Nos últimos anos, a Stellantis reduziu significativamente seu quadro de funcionários nos Estados Unidos, com uma queda de 15,5% no número total de empregados entre dezembro de 2019 e o final de 2023, o que equivale a cerca de 47.500 postos.
Parte dessa estratégia incluiu a terceirização de serviços de engenharia para países de menor custo, como Brasil, Índia e México, onde o custo por funcionário é consideravelmente menor do que nos EUA e na Europa.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!