
A Fiat sempre esteve presente no leste da Europa, mesmo quando existia uma grande cortina… Lá, em Tychy, na Polônia dos anos 70, a Fiat começou uma trajetória de sucesso com o pequenino Fiat 126p.
Hoje, a Stellantis comemora essa história de 50 anos no país onde a marca Fiat mais se apoiou na Europa, após a Itália.
Em 18 de setembro de 1975, o primeiro Fiat 126p saiu da linha de produção da fábrica recém-construída da planta polonesa, marcando o início da produção em massa de automóveis no país eslavo.
Após 50 anos, Tychy fez carros primeiro sob a FSM, depois a FCA e agora a Stellantis.
Veja também
Do primeiro Fiat 126p até hoje, com modelos como Jeep Avenger, Fiat 600 e Alfa Romeo Junior, a planta produziu mais de 11,4 milhões de carros para mercados em toda a Europa.
Michał Jaros, Secretário de Estado do Ministério do Desenvolvimento e Tecnologia, em visita à fábrica, disse:
“Gostaria de agradecer sinceramente a todos os funcionários, engenheiros, gerentes e parceiros da FCA Polônia por sua contribuição para o desenvolvimento da região e de toda a economia polonesa. Parabéns pelo seu aniversário e desejo muitas outras décadas de sucesso, inovação e crescimento dinâmico”.
Janusz Puzoń, diretor da fábrica de automóveis de passageiros da Stellantis em Tychy, afirmou:
“A fábrica de automóveis de passageiros em Tychy é uma empresa com enorme potencial, construída com base em ampla experiência de produção, equipe altamente competente e tecnologias modernas. Este é um capital que buscamos utilizar em todo o seu potencial, mesmo diante dos desafios que a indústria automotiva enfrenta”.
O portfólio histórico da fábrica da Polônia inclui 17 modelos, incluindo o icônico Fiat 126p, o Cinquecento, o Punto, o Brava, o Bravo e o Lancia Ypsilon.
Três carros produzidos em Tychy também ganharam o prêmio de Carro Europeu do Ano: o Fiat Panda em 2004, o Fiat 500 em 2008 e o Jeep Avenger, atualmente em produção, em 2023.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias