Stellantis compra 20% da chinesa Leapmotor; conheça a marca

leapmotor c01
leapmotor c01

A Stellantis está saindo da China, mas a China não sairá assim tão fácil do grupo sediado na Holanda, que agora detém 20% da marca chinesa Leapmotor, um dos fabricantes locais mais destacados recentemente.

Com 20% das ações em mãos, a Stellantis agora se torna um acionista estratégico da Leapmotor e isso permitirá que a marca chinesa tenha mais acesso ao mercado europeu.

Um dos objetivos da Stellantis é usar o ecossistema de tecnologia em veículos elétricos da Leapmotor na China para cumprir as principais metas de eletrificação do Dare Forward 2030, permanecendo aberta para explorar novas sinergias com esta parceira.

leapmotor t03
leapmotor t03

A compra dos 20% da Leapmotor, um investimento de € 1,5 bilhão, garante duas cadeiras no Conselho Administrativo da empresa chinesa, fundada em 2015 na cidade de Hangzhou, na província de Zhejiang.

A Leapmotor tem ligações com a FAW e iniciou-se mais fortemente no mercado de carros elétricos modernos a partir de 2020, tendo iniciado sua jornada com o esportivo S01, que saiu de linha em 2021.

Depois dele, o T03 popularizou a marca, sendo este um hatch urbano elétrico de 75 cavalos com 280 km de autonomia no WLTP, sendo um carrinho que aqui poderia custar na casa dos R$ 120 mil.

leapmotor c11
leapmotor c11

Outro produto da Leapmotor é o C11, um SUV médio de cinco lugares com versões elétrica e híbrida, sendo a primeira com 536 cavalos e autonomia de 550 km.

Na “híbrida”, que usa um motor 1.2 Turbo como gerador, o C11 tem autonomia de 170 km no modo elétrico, usando o motor para alimentar as baterias e este até poderia ser abastecido por etanol num eventual versão flex.

Com 5,05 m de comprimento, o Leapmotor C01 é o sedã executivo da marca com a mesma arquitetura, mas usando um motor 1.5 aspirado e entregando 268 cavalos na versão elétrica de alcance estendido, tendo ainda uma versão 100% elétrica com autonomia de 717 km.

leapmotor c10
leapmotor c10

Por fim, o C10 é um SUV de sete assentos do porte do C01, usando assim a mesma arquitetura elétrica.

Não se sabe de planos da Leapmotor de vir ao Brasil, mas como a Stellantis agora é acionista, pode ser que esta acabe chegando para atuar no segmento de carros elétricos de alto valor, combatendo assim a BYD e marcas premium.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X