Stellantis confirma compacto nacional da Fiat com plataforma do Novo C3

fiat panda patente 1
fiat panda patente 1

No Stellantis Investor Day, o CEO do grupo, Carlos Tavares, revelou que o próximo compacto da Fiat será feito sobre a plataforma modular CMP, a mesma que equipa o Novo Citroën C3, chamada de Smart Car.

Tavares não confirmou o local de produção, mas por ser um Fiat, seguramente será em Betim-MG, onde a mega fábrica da montadora tem espaço de sobra para produzir tudo e algo mais em termos de produtos.

Quando chega? Por volta de 2026 e Tavares falou ainda que haverá maior compartilhamento de plataformas dentro da Stellantis nos próximos anos e isso será refletido totalmente aqui no Brasil.

De fato, a CMP ou Smart Car, pode abraçar uma infinidade de modelos tanto na Europa quanto no Brasil, em especial os carros da Fiat, que assim deixarão de usar “sanduíches” localizados para ter no cardápio internacional.

Um futuro compacto da Fiat apareceu nos registros de patente da Europa, indicando que o Novo Panda pode vir para cá, garantindo ainda que a marca italiana seja menos regionalizada nesse aspecto.

fiat panda patente 2
fiat panda patente 2

Ainda que a estratégia da Fiat, de se tornar mais brasileira em portfólio, tenha dado certo e feito a filial superar a matriz, os planos da Stellantis são bem globais e envolvem ainda a Índia, embora não mais com a italiana.

A estratégia da Stellantis é ampliar a sinergia entre as marcas e nas mais variadas regiões, de modo a reduzir os custos de desenvolvimento e produção. Por isso, não é segredo algum que a padronização será implementada tal fielmente quanto a eletrificação dual: BEV e PHEV.

Tavares ainda levantou o tom contra proteção de governos, como dos EUA e União Europeia, garantindo que a Stellantis é uma empresa global e que vai competir com os chineses. Literalmente respondeu à BYD que não tem medo deles.

Aliás, para isso, Carlos Tavares indicou ainda que pode produzir carros da Leapmotor no Brasil, assim como pretende fazê-lo na Itália. Em outras palavras, vai jogar o jogo do adversário.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X