A Stellantis está considerando a venda da marca de luxo italiana Maserati como uma das opções na mesa para salvar o fabricante de um destino ruim, segundo duas fontes com conhecimento do assunto, enquanto a montadora busca reformular seu amplo portfólio de 14 marcas.
Segundo a Reuters, mesmo antes da nomeação do novo CEO Antonio Filosa, as discussões sobre o destino da Maserati já estavam sendo feitas, uma vez que a marca não está no melhor de seus dias há muito tempo.
Há poucos dias de assumir a Stellantis, comandada pelo presidente John Elkann, Filosa agora terá seu primeiro grande desafio no comando da empresa, com uma das marcas mais icônicas.
Assim como outras montadoras europeias, a Stellantis está enfrentando pesadas tarifas de importação dos EUA impostas pelo presidente americano Donald Trump e lutando contra forte concorrência de rivais chineses.
Diante disso, a Maserati entra numa condição incerta, com suas receitas afetadas por conta da tarifa de 25%. Mas, mesmo antes de Trump, a marca já vem com problemas, como em 2024, quando as vendas caíram pela metade com 11.300 unidades. Isso, somado ao prejuízo de quase US$ 300 milhões.
Para avaliar a melhor situação, a Stellantis contratou a consultora McKinsey no início de abril. Ela ficou responsável por assessorar a Stellantis sobre os efeitos das tarifas americanas sobre a Maserati e a Alfa Romeo, enquanto ambas as marcas preparam seus planos.
A Stellantis afirmou então que estava totalmente comprometida com ambas as marcas. Todavia, segundo duas fontes à Reuters, um possível desinvestimento da Maserati, sua única marca de luxo, está entre as opções que a McKinsey está explorando para a Stellantis.
A consultoria ainda estaria em estágio inicial, segundo as fontes, sob condição de anonimato, pois não estavam autorizadas a discutir o assunto publicamente. Um porta-voz da Stellantis, sobre o assunto, disse: “Respeitosamente, a Maserati não está à venda”.
Já a McKinsey não quis comentar. Com isso, a questão da Maserati permanece em aberto, já que a política americana continua instável, com qualquer decisão nova podendo ser tomada pelo presidente até inesperadamente.
📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações.
Suas redes sociais:
Instagram,
Facebook,
X
O que você achou disso?
Toque nas estrelas!
Média da classificação / 5. Número de votos:
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.