Stellantis escolhe a Espanha para produzir novo SUV elétrico da Leapmotor; Brasil não está descartado para fazer o mesmo

leapmotor b10 4
leapmotor b10 4

Por meio da embaixada da China em Madri, Espanha, foi revelado que a Leapmotor planeja um investimento de US$ 200 milhões em uma fábrica no país para fazer automóveis.

Segundo a Reuters , uma pessoa com conhecimento direto do assunto disse que a Espanha era o principal local para produzir o crossover elétrico B10 para o mercado europeu a partir de 2026.

Tudo indica que a fábrica da Stellantis em Figueruelas será a responsável pelo crossover chinês, já produzindo ali o Opel Corsa e o Lancia Ypsilon, porém, com uma capacidade de mais de 500 mil unidades por ano.

Isso significa haver muito espaço para um novo veículo e o Leapmotor B10 deve chegar ao mercado europeu por até € 30 mil, com sua montagem na Espanha isentando-o das tarifas da União Europeia.

Com esse preço, ele pode se tornar uma das opções mais competitivas da categoria, colocando assim pressão sobre os concorrentes, ainda que a própria Stellantis venha a sofrer os efeitos de sua estratégia “foederati.

Na Europa, a Espanha tem se tornado um polo de eletrificação, sendo que, no fim de 2023, Stellantis e CATL anunciaram a construção de uma Gigafactory em Zaragoza, com capacidade de 50 GWh para produzir células de ferro-lítio para elétricos compactos e subcompactos.

Nesse investimento de € 4,1 bilhões, a fábrica deve entrar em operação no final de 2026 para alimentar essa enorme produção de carros eletrificados na Europa.

No ano passado, a Chery também começou a produzir seus crossovers da marca Ebro em uma antiga fábrica da Nissan no país.

Enquanto outras regiões da Europa enfrentam dificuldades na transição energética, a indústria automotiva espanhola está em plena ascensão, impulsionada, entre outras coisas, pelo custo mais baixo da energia gerada na maioria por usinas solares e parques eólicos.

Dividida, a União Europeia agora vive um dilema, com parte do bloco querendo os chineses longe, enquanto outra aproveita a situação para aumentar sua produção local. A Espanha se manteve neutra.

Aqui, a Stellantis – ainda com Carlos Tavares – não descartou produzir carros da marca chinesa em suas plantas nacionais.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X