
Por meio da embaixada da China em Madri, Espanha, foi revelado que a Leapmotor planeja um investimento de US$ 200 milhões em uma fábrica no país para fazer automóveis.
Segundo a Reuters, uma pessoa com conhecimento direto do assunto disse que a Espanha era o principal local para produzir o crossover elétrico B10 para o mercado europeu a partir de 2026.
Tudo indica que a fábrica da Stellantis em Figueruelas será a responsável pelo crossover chinês, já produzindo ali o Opel Corsa e o Lancia Ypsilon, porém, com uma capacidade de mais de 500 mil unidades por ano.
Isso significa haver muito espaço para um novo veículo e o Leapmotor B10 deve chegar ao mercado europeu por até € 30 mil, com sua montagem na Espanha isentando-o das tarifas da União Europeia.
Com esse preço, ele pode se tornar uma das opções mais competitivas da categoria, colocando assim pressão sobre os concorrentes, ainda que a própria Stellantis venha a sofrer os efeitos de sua estratégia “foederati.
Na Europa, a Espanha tem se tornado um polo de eletrificação, sendo que, no fim de 2023, Stellantis e CATL anunciaram a construção de uma Gigafactory em Zaragoza, com capacidade de 50 GWh para produzir células de ferro-lítio para elétricos compactos e subcompactos.
Nesse investimento de € 4,1 bilhões, a fábrica deve entrar em operação no final de 2026 para alimentar essa enorme produção de carros eletrificados na Europa.
No ano passado, a Chery também começou a produzir seus crossovers da marca Ebro em uma antiga fábrica da Nissan no país.
Enquanto outras regiões da Europa enfrentam dificuldades na transição energética, a indústria automotiva espanhola está em plena ascensão, impulsionada, entre outras coisas, pelo custo mais baixo da energia gerada na maioria por usinas solares e parques eólicos.
Dividida, a União Europeia agora vive um dilema, com parte do bloco querendo os chineses longe, enquanto outra aproveita a situação para aumentar sua produção local. A Espanha se manteve neutra.
Aqui, a Stellantis – ainda com Carlos Tavares – não descartou produzir carros da marca chinesa em suas plantas nacionais.

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