Stellantis faz parceria na Europa para desenvolvimento de robotáxis

stellantis pony
stellantis pony

A Stellantis e a Pony.ai anunciaram que assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculativo com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a implantação de soluções de robotáxi na Europa.

A colaboração, formalizada através da divisão europeia da Pony.ai com sede em Luxemburgo, integrará o software avançado de condução autônoma da Pony.ai com a plataforma de vans médias (K0) AD-Ready da Stellantis nas versões 100% elétricas.

O objetivo é fornecer soluções de mobilidade urbana seguras, escaláveis e eficientes, com as empresas planejando começar a implantar veículos de teste baseados no modelo Peugeot e-Traveller em Luxemburgo nos próximos meses.

A partir de 2026, os testes em condições reais de uso se concentrarão na validação de segurança, desempenho e regulatória, e serão estendidos para outras cidades europeias.

Veja também

O foco inicial da parceria será em Veículos Comerciais Leves (LCVs), segmento em que a Stellantis, por meio da sua Unidade de Negócio Pro One, detém uma posição de liderança na Europa.

Ned Curic, Chefe de Engenharia e Tecnologia da Stellantis, comenta: “Os veículos sem motorista têm o potencial de transformar a maneira como as pessoas se movem em nossas cidades, oferecendo opções mais seguras e acessíveis para as comunidades.”

Curic amplia: “Para dar vida a essa visão, construímos as plataformas AD-Ready da Stellantis e estabelecemos parcerias com os melhores players do setor. Pony.ai destaca-se por sua experiência técnica e abordagem colaborativa.”

Já o Dr. James Peng, fundador e CEO da Pony.ai observa: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Stellantis para trazer nossa tecnologia de mobilidade autônoma para a Europa.”

Peng afirma: “Sua forte presença europeia e portfólio de marcas icônicas os tornam o parceiro ideal para ajudar a acelerar nosso crescimento neste mercado-chave.”

A Plataforma AD-Ready da Stellantis suporta recursos de Nível 4 por meio de atualizações tecnológicas com conjuntos avançados de sensores para integrar o sistema de software responsável pela direção autônoma.

Isso garante segurança e confiabilidade para uma operação sem uso das mãos e sem necessidade de atenção visual.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.