Stellantis foca em carros elétricos mais seguros com um novo laboratório para segurança de baterias

stellantis segurança de baterias 1
stellantis segurança de baterias 1

A Stellantis busca ampliar a segurança de seus carros elétricos e não é sem motivo, afinal, as células de lítio só oferecem a proteção atual graças a anos de pesquisas e desenvolvimento de sistemas de proteção, especialmente contra incêndios.

Assim, Alain Guibouret, diretor dos Centros Técnicos da Europa Ocidental da Stellantis , inaugurou hoje pela manhã o Laboratório de Segurança de Baterias.

Esta instalação exclusiva da Stellantis permitirá a realização de testes avançados em baterias de veículos elétricos das diversas marcas do grupo. 

stellantis segurança de baterias 2
stellantis segurança de baterias 2

A instalação da Stellantis concentra-se em duas áreas principais de segurança:

Veja também

  • Fuga térmica: As normas europeias exigem que uma bateria não entre em combustão nos 5 minutos seguintes à detecção de uma fuga térmica inesperada. O teste visa demonstrar a resistência da bateria por mais de 5 minutos: a fuga térmica de uma célula na bateria é provocada intencionalmente por aquecimento excessivo. Assim que as chamas aparecem, a bateria é imediatamente imersa em um tanque de segurança. Cerca de 50 testes são realizados anualmente.
  • Resistência ao fogo: As normas europeias exigem que uma bateria suporte exposição direta e indireta ao fogo por mais de 2 minutos. O teste segue as condições estabelecidas pelas normas.

O laboratório da Stellantis inclui uma plataforma de testes integrada de 40 metros para veículos e baterias completos, um tanque de imersão dedicado de 60 m³.

stellantis segurança de baterias 3
stellantis segurança de baterias 3

Ela impede incêndios induzidos e limita a propagação de fumaça, além de ter um sistema de parada de emergência e controle remoto para garantir a máxima segurança do operador e um sistema de tratamento de ar.

Esta instalação exigiu dois anos de trabalho, com a contribuição de 50 empresas localizadas principalmente no norte da região de Franche-Comté.

Localizado ao lado do centro de produção de veículos, o centro de desenvolvimento de Sochaux Belchamp emprega mais de duas mil pessoas.

Alain Guibouret, diretor dos Centros Técnicos para a Europa Ocidental, comenta: “Este investimento é estratégico para o nosso ecossistema francês de Pesquisa e Desenvolvimento.”

Guibouret finaliza: “Esta instalação permitirá à Stellantis internalizar e controlar todos os testes críticos de baterias e veículos elétricos, reforçando assim a sua liderança em segurança de baterias e mobilidade sustentável.”

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.