
A Stellantis busca ampliar a segurança de seus carros elétricos e não é sem motivo, afinal, as células de lítio só oferecem a proteção atual graças a anos de pesquisas e desenvolvimento de sistemas de proteção, especialmente contra incêndios.
Assim, Alain Guibouret, diretor dos Centros Técnicos da Europa Ocidental da Stellantis, inaugurou hoje pela manhã o Laboratório de Segurança de Baterias.
Esta instalação exclusiva da Stellantis permitirá a realização de testes avançados em baterias de veículos elétricos das diversas marcas do grupo.

A instalação da Stellantis concentra-se em duas áreas principais de segurança:
Veja também
- Fuga térmica: As normas europeias exigem que uma bateria não entre em combustão nos 5 minutos seguintes à detecção de uma fuga térmica inesperada. O teste visa demonstrar a resistência da bateria por mais de 5 minutos: a fuga térmica de uma célula na bateria é provocada intencionalmente por aquecimento excessivo. Assim que as chamas aparecem, a bateria é imediatamente imersa em um tanque de segurança. Cerca de 50 testes são realizados anualmente.
- Resistência ao fogo: As normas europeias exigem que uma bateria suporte exposição direta e indireta ao fogo por mais de 2 minutos. O teste segue as condições estabelecidas pelas normas.
O laboratório da Stellantis inclui uma plataforma de testes integrada de 40 metros para veículos e baterias completos, um tanque de imersão dedicado de 60 m³.

Ela impede incêndios induzidos e limita a propagação de fumaça, além de ter um sistema de parada de emergência e controle remoto para garantir a máxima segurança do operador e um sistema de tratamento de ar.
Esta instalação exigiu dois anos de trabalho, com a contribuição de 50 empresas localizadas principalmente no norte da região de Franche-Comté.
Localizado ao lado do centro de produção de veículos, o centro de desenvolvimento de Sochaux Belchamp emprega mais de duas mil pessoas.
Alain Guibouret, diretor dos Centros Técnicos para a Europa Ocidental, comenta: “Este investimento é estratégico para o nosso ecossistema francês de Pesquisa e Desenvolvimento.”
Guibouret finaliza: “Esta instalação permitirá à Stellantis internalizar e controlar todos os testes críticos de baterias e veículos elétricos, reforçando assim a sua liderança em segurança de baterias e mobilidade sustentável.”
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










