Stellantis inicia testes de diesel vegetal em Citroën Berlingo que não temos aqui

berlingo hvo
berlingo hvo

A Stellantis, em colaboração com a SPH3, apresentou o Citroën Berlingo HDi, veículo emblemático do projeto HVO Aurora Trial, em seu centro de produção em Vigo, Espanha. 

Este projeto está percorrendo a Europa com um Citroën Berlingo e um Fiat Ducato para demonstrar os benefícios do HVO, um combustível renovável produzido a partir de óleos de cozinha usados ​​e gorduras animais.

O objetivo do projeto é oferecer a empresas e indivíduos uma alternativa imediata e eficaz para reduzir significativamente as emissões de CO₂ do ciclo completo, sem a necessidade de trocar de veículo, já que todos os veículos a diesel da Stellantis são totalmente compatíveis com esse combustível.

Desenvolvido em colaboração com a SP3H, empresa francesa especializada em sensores inteligentes para combustíveis eficientes, o programa HVO Aurora monitora e estima o consumo de HVO e as emissões de CO₂ em tempo real.

Veja também

Ele demonstra que combustíveis mais limpos e verificáveis ​​podem ser utilizados em carros e veículos comerciais já em circulação, sem a necessidade de alterações na frota ou na infraestrutura.

O projeto piloto HVO Aurora teve origem no programa StarUp da Stellantis, uma plataforma interna que incentiva ideias inovadoras propostas pelos funcionários.

Este estudo de caso ilustra como a colaboração entre equipes, parceiros tecnológicos e a indústria pode acelerar a transição para a mobilidade responsável.

O Citroën Berlingo representa não somente uma solução técnica avançada, mas também um modelo de economia circular, reutilizando resíduos para produzir energia.

A digressão europeia prosseguirá noutras cidades importantes, com o objetivo de recolher dados, partilhar experiências e aprofundar o conhecimento sobre a utilização de combustíveis da economia circular, como parte do processo rumo a uma mobilidade mais sustentável.

Todos os automóveis e veículos comerciais ligeiros Stellantis atualmente à venda são totalmente compatíveis com o combustível diesel HVO.

Muitos veículos diesel Euro 5 e Euro 6 em circulação na Europa também podem utilizá-lo sem qualquer modificação.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.