
Na corrida para não ficar para trás na transição global rumo à eletrificação, a Stellantis investiu US$ 1,6 bilhão na chinesa Leapmotor em 2023, adquirindo 21% da empresa e garantindo o direito de comercializar seus carros elétricos na Europa.
Mas, apesar do entusiasmo inicial, a parceria já enfrenta seu primeiro revés importante.
A fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia, havia iniciado a montagem do pequeno elétrico Leapmotor T03 para o mercado europeu.
No entanto, essa produção foi encerrada subitamente no dia 30 de março. A empresa não deu explicações oficiais, mas fontes ligadas à operação afirmam que não há planos de retomar a fabricação do modelo no continente europeu.
O momento é delicado. Apenas em novembro do ano passado, a Stellantis havia abandonado outra iniciativa: a de produzir um segundo modelo da Leapmotor na mesma planta polonesa.

Enquanto isso, os veículos importados diretamente da China ainda enfrentam um imposto de importação de 21% imposto pela União Europeia, o que complica a competitividade desses modelos no bloco.
Contexto político e tarifas em xeque
Embora a Stellantis não tenha se pronunciado sobre os motivos do cancelamento, é difícil não associar a decisão às tensões comerciais entre Europa e China.
Em outubro passado, o governo chinês orientou suas montadoras a suspender investimentos significativos em países que apoiaram as novas tarifas da UE sobre EVs chineses.
A Polônia foi uma das dez nações que votaram a favor dessas tarifas. Outras 12 se abstiveram e cinco, incluindo a Alemanha, votaram contra, segundo a Reuters.

Dado esse contexto, tudo indica que a decisão de interromper a produção do T03 na Polônia foi influenciada por pressões políticas de Pequim. A cronologia dos fatos e o simbolismo político da medida apontam para isso.
Stellantis segue firme no projeto
Apesar da paralisação na fábrica polonesa, a Stellantis garante que segue comprometida com o investimento na Leapmotor.
A montadora detém 51% da joint venture com os chineses, o que lhe confere controle sobre a fabricação, exportação e venda dos modelos da Leapmotor fora da China.
Segundo comunicado oficial, “a empresa continua totalmente empenhada no lançamento dos veículos da Leapmotor na Europa, mas no momento está avaliando outras opções de produção.”
E essas opções podem incluir a Espanha. Segundo o jornal alemão Handelsblatt, a decisão espanhola de se abster na votação das tarifas pode torná-la um destino mais neutro e politicamente aceitável para a produção futura dos modelos da Leapmotor.
A publicação afirma que o país pode inclusive ser o novo lar de fabricação do Leapmotor B10, um SUV elétrico compacto que a marca pretende lançar em breve.
A Stellantis ainda aposta no potencial da Leapmotor, mas, em tempos de tensões comerciais e incertezas políticas, até parcerias bilionárias podem precisar de ajustes estratégicos de rota.

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