A Stellantis está investindo US$ 385 milhões ou R$ 2,15 bilhões na Argentina para fazer uma nova família de carros e também um novo motor, num movimento que soa natural em se tratando de estratégia regional.
No comunicado, a Stellantis não fala em que produtos seriam estes e muito menos em relação ao novo motor, mas tudo indica que o alvo é o tipo de produto mais apreciado e produzido no país vizinho, que não é o Fiat Cronos…
Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, comenta: “É com orgulho que anunciamos esse novo investimento para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, uma planta fundamental para o desenvolvimento estratégico da empresa na América do Sul”.
Cappellano completa: “Os números confirmam que a Stellantis investe em projetos sustentáveis, que se tornam produtos bem-sucedidos e valorizados por nossos clientes. Por isso, continuaremos investindo na Argentina e em toda a região”.
Estamos falando de picapes e motor diesel. Mas, por quê? A Fiat Titano, ao lado da Ram 1200 e da Peugeot Landtrek, é montada em CKD no Uruguai. Como já se sabe, a operação é limitada em volume, adequada para a comercialização de vans, mas não de picapes.
O motivo é que as picapes médias têm maior apelo e isso significa maior volume, o que os uruguaios não conseguem entregar. Do outro lado do Prata, a Stellantis tem fábricas em El Palomar e Córdoba, aptas a receberem uma linha de montagem de picapes.
A Argentina é um notório produtor e exportador de picapes de chassi e para que os três modelos tenham volumes para atender os dois mercados principais do Mercosul e a América Latina, é necessária uma planta completa ou já pronta.
Então, pela lógica pura e simples, os hermanos levam vantagem e a Stellantis só aproveita a infraestrutura já existente, mais precisamente de Córdoba, onde apenas o Cronos é fabricado.
Já em relação ao motor, o diesel 2.2 litros de origem Peugeot, fabricado na Europa, é uma opção, ampliando assim o conteúdo localizado, como enfatizado pela Stellantis no comunicado.
Com a transferência das picapes, a Stellantis pode ampliar a oferta de vans médias feitas no Uruguai e aumentar sua participação no mercado regional.
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