Stellantis investirá mais de R$ 2 bilhões na Argentina; picapes e motor diesel?

stellantis argentina

A Stellantis está investindo US$ 385 milhões ou R$ 2,15 bilhões na Argentina para fazer uma nova família de carros e também um novo motor, num movimento que soa natural em se tratando de estratégia regional.

No comunicado, a Stellantis não fala em que produtos seriam estes e muito menos em relação ao novo motor, mas tudo indica que o alvo é o tipo de produto mais apreciado e produzido no país vizinho, que não é o Fiat Cronos…

Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, comenta: “É com orgulho que anunciamos esse novo investimento para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, uma planta fundamental para o desenvolvimento estratégico da empresa na América do Sul”.

Cappellano completa: “Os números confirmam que a Stellantis investe em projetos sustentáveis, que se tornam produtos bem-sucedidos e valorizados por nossos clientes. Por isso, continuaremos investindo na Argentina e em toda a região”.

Estamos falando de picapes e motor diesel. Mas, por quê? A Fiat Titano, ao lado da Ram 1200 e da Peugeot Landtrek, é montada em CKD no Uruguai. Como já se sabe, a operação é limitada em volume, adequada para a comercialização de vans, mas não de picapes.

O motivo é que as picapes médias têm maior apelo e isso significa maior volume, o que os uruguaios não conseguem entregar. Do outro lado do Prata, a Stellantis tem fábricas em El Palomar e Córdoba, aptas a receberem uma linha de montagem de picapes.

A Argentina é um notório produtor e exportador de picapes de chassi e para que os três modelos tenham volumes para atender os dois mercados principais do Mercosul e a América Latina, é necessária uma planta completa ou já pronta.

Então, pela lógica pura e simples, os hermanos levam vantagem e a Stellantis só aproveita a infraestrutura já existente, mais precisamente de Córdoba, onde apenas o Cronos é fabricado.

Já em relação ao motor, o diesel 2.2 litros de origem Peugeot, fabricado na Europa, é uma opção, ampliando assim o conteúdo localizado, como enfatizado pela Stellantis no comunicado.

Com a transferência das picapes, a Stellantis pode ampliar a oferta de vans médias feitas no Uruguai e aumentar sua participação no mercado regional.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X