
A Stellantis interrompeu todas as atividades na fábrica de montagem de Brampton, em Ontário, onde estava previsto o início da produção da próxima geração do Jeep Compass no próximo ano.
Segundo o site Automotive News, uma fonte da empresa informou que a Stellantis suspendeu as operações enquanto reavalia se um Jeep Compass elétrico faz sentido para o mercado norte-americano.
O site oficial da Stellantis ainda lista a fábrica de Brampton como uma instalação “atualmente em processo de reestruturação até 2025.
No entanto, a planta está praticamente inativa desde que a empresa encerrou a produção do Dodge Charger, Challenger e do Chrysler 300 há mais de um ano.

De acordo com a fonte da Automotive News, o plano original previa que a fábrica começasse a produzir veículos de validação pré-produção no final de janeiro, mas essa data foi adiada no ano passado para maio de 2025.
Agora, a produção foi adiada indefinidamente.
Embora a Stellantis tenha confirmado a suspensão das atividades na unidade, a empresa não comentou quais serão os próximos passos.
No entanto, afirmou que essa decisão não impacta os investimentos já anunciados para a fábrica, o que sugere fortemente que o Compass continuará a ser produzido lá em algum momento.

Enquanto isso, a nova geração do Jeep Compass continua com lançamento confirmado na Europa para 2025, onde será produzida na fábrica de Melfi, na Itália. Até o momento, esse plano permanece inalterado.
Se a Stellantis realmente está pausando a produção do Compass por considerar que um modelo totalmente elétrico não é a melhor opção, isso indica que a empresa pode mudar a estratégia de lançamento do SUV, e não cancelá-lo completamente.
Em vez de estrear a nova geração com um modelo elétrico dedicado, a Jeep pode optar por lançar primeiro versões a gasolina ou híbridas. Isso seguiria a mesma lógica da Ram, que recentemente decidiu priorizar uma variante híbrida estendida de sua nova picape elétrica em vez de um modelo de longo alcance totalmente elétrico.
Além disso, a Stellantis já havia solicitado à Chrysler, em janeiro, a interrupção do desenvolvimento da versão de produção do conceito Airflow EV, o que reforça essa mudança de estratégia.

A mudança no lançamento do Compass será facilitada pelo fato de que a próxima geração do SUV utilizará a plataforma STLA Medium, que permite flexibilidade no tipo de motorização.
No entanto, isso não significa que o processo será rápido ou simples. Como lembrou recentemente o CEO da Dodge, Matt McAlear, mesmo mudanças consideradas “fáceis” podem levar bastante tempo devido à complexidade da indústria automotiva.
Isso sugere que a geração atual do Jeep Compass pode precisar permanecer em produção por mais um tempo antes de ser substituída pela nova versão.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!