
A Stellantis interrompeu todas as atividades na fábrica de montagem de Brampton, em Ontário, onde estava previsto o início da produção da próxima geração do Jeep Compass no próximo ano.
Segundo o site Automotive News, uma fonte da empresa informou que a Stellantis suspendeu as operações enquanto reavalia se um Jeep Compass elétrico faz sentido para o mercado norte-americano.
O site oficial da Stellantis ainda lista a fábrica de Brampton como uma instalação “atualmente em processo de reestruturação até 2025.
No entanto, a planta está praticamente inativa desde que a empresa encerrou a produção do Dodge Charger, Challenger e do Chrysler 300 há mais de um ano.
Veja também

De acordo com a fonte da Automotive News, o plano original previa que a fábrica começasse a produzir veículos de validação pré-produção no final de janeiro, mas essa data foi adiada no ano passado para maio de 2025.
Agora, a produção foi adiada indefinidamente.
Embora a Stellantis tenha confirmado a suspensão das atividades na unidade, a empresa não comentou quais serão os próximos passos.
No entanto, afirmou que essa decisão não impacta os investimentos já anunciados para a fábrica, o que sugere fortemente que o Compass continuará a ser produzido lá em algum momento.

Enquanto isso, a nova geração do Jeep Compass continua com lançamento confirmado na Europa para 2025, onde será produzida na fábrica de Melfi, na Itália. Até o momento, esse plano permanece inalterado.
Se a Stellantis realmente está pausando a produção do Compass por considerar que um modelo totalmente elétrico não é a melhor opção, isso indica que a empresa pode mudar a estratégia de lançamento do SUV, e não cancelá-lo completamente.
Em vez de estrear a nova geração com um modelo elétrico dedicado, a Jeep pode optar por lançar primeiro versões a gasolina ou híbridas. Isso seguiria a mesma lógica da Ram, que recentemente decidiu priorizar uma variante híbrida estendida de sua nova picape elétrica em vez de um modelo de longo alcance totalmente elétrico.
Além disso, a Stellantis já havia solicitado à Chrysler, em janeiro, a interrupção do desenvolvimento da versão de produção do conceito Airflow EV, o que reforça essa mudança de estratégia.

A mudança no lançamento do Compass será facilitada pelo fato de que a próxima geração do SUV utilizará a plataforma STLA Medium, que permite flexibilidade no tipo de motorização.
No entanto, isso não significa que o processo será rápido ou simples. Como lembrou recentemente o CEO da Dodge, Matt McAlear, mesmo mudanças consideradas “fáceis” podem levar bastante tempo devido à complexidade da indústria automotiva.
Isso sugere que a geração atual do Jeep Compass pode precisar permanecer em produção por mais um tempo antes de ser substituída pela nova versão.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias