Stellantis planeja porta de abrir para trás sem coluna central e desafia Rolls-Royce na ousadia

ladrao rolls royce cullinan (2)
ladrao rolls royce cullinan (2)

As portas de abrir para trás, conhecidas como “portas suicidas”, são ícones do luxo automotivo — mas quase sempre sinônimo de complicação.

Poucas marcas ousam utilizar esse tipo de abertura, principalmente por conta dos desafios estruturais e de vedação.

A Rolls-Royce ainda é a referência nesse campo, com seus modelos usando portas traseiras com dobradiças invertidas e coluna B tradicional.

Mas a Stellantis parece querer ir além: uma nova patente da empresa sugere uma porta coach sem coluna central e com tecnologia totalmente nova.

Veja também

rolls royce phantom dentelle (1)
rolls royce phantom dentelle (1)

O projeto ambiciona unir o visual limpo e o amplo acesso interno de modelos como Honda Element e BMW i3, com o luxo e independência de portas da Rolls-Royce.

A chave para isso seria uma vedação ativa e flexível, preenchida com líquido, que pode se expandir ou contrair conforme a necessidade.

Com as portas fechadas, o líquido preenche a estrutura e garante vedação contra ruído, poeira e vento — algo vital sem a presença da coluna B.

Ao abrir, esse “selo líquido” seria esvaziado, evitando desgaste e permitindo a abertura independente de cada porta, sem interferência uma da outra.

Essa solução elimina a necessidade de sobreposição entre as portas, que geralmente impede seu uso de forma separada.

dreame copia rolls royce cullinan (2)
dreame copia rolls royce cullinan (2)

Além da inovação técnica, o sistema pode aumentar o conforto e a sofisticação a bordo, oferecendo uma entrada mais ampla e elegante.

Naturalmente, um projeto tão complexo não será barato — e isso limita as possibilidades a marcas mais premium dentro da Stellantis.

Chrysler desponta como a candidata ideal para estrear a novidade, principalmente por seu histórico de inovações e apelo de luxo mais discreto.

A marca já flertou com esse tipo de solução no passado, com conceitos que iam desde o Airflow até o mais recente Halcyon.

rolls royce phantom centenary (3)
rolls royce phantom centenary (3)

Em um mercado onde a Chrysler hoje só vende minivans, uma proposta ousada com portas diferenciadas poderia reposicionar a marca como inovadora.

A Maserati também aparece como opção, embora sua identidade mais esportiva possa não combinar tanto com esse tipo de porta.

A Stellantis, porém, não está sozinha nessa corrida: a Genesis já prepara o SUV GV90 com portas semelhantes, inspirado no conceito Neolun.

Seja qual for a marca vencedora, o retorno das portas coach sem coluna central pode redefinir o design de carros de luxo nos próximos anos.

Mas será que o consumidor moderno está pronto para abrir mão de estruturas tradicionais em troca de conforto e estilo?

Enquanto isso, resta acompanhar qual fabricante vai abrir — literalmente — as portas para essa revolução.

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.