
As portas de abrir para trás, conhecidas como “portas suicidas”, são ícones do luxo automotivo — mas quase sempre sinônimo de complicação.
Poucas marcas ousam utilizar esse tipo de abertura, principalmente por conta dos desafios estruturais e de vedação.
A Rolls-Royce ainda é a referência nesse campo, com seus modelos usando portas traseiras com dobradiças invertidas e coluna B tradicional.
Mas a Stellantis parece querer ir além: uma nova patente da empresa sugere uma porta coach sem coluna central e com tecnologia totalmente nova.
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O projeto ambiciona unir o visual limpo e o amplo acesso interno de modelos como Honda Element e BMW i3, com o luxo e independência de portas da Rolls-Royce.
A chave para isso seria uma vedação ativa e flexível, preenchida com líquido, que pode se expandir ou contrair conforme a necessidade.
Com as portas fechadas, o líquido preenche a estrutura e garante vedação contra ruído, poeira e vento — algo vital sem a presença da coluna B.
Ao abrir, esse “selo líquido” seria esvaziado, evitando desgaste e permitindo a abertura independente de cada porta, sem interferência uma da outra.
Essa solução elimina a necessidade de sobreposição entre as portas, que geralmente impede seu uso de forma separada.

Além da inovação técnica, o sistema pode aumentar o conforto e a sofisticação a bordo, oferecendo uma entrada mais ampla e elegante.
Naturalmente, um projeto tão complexo não será barato — e isso limita as possibilidades a marcas mais premium dentro da Stellantis.
Chrysler desponta como a candidata ideal para estrear a novidade, principalmente por seu histórico de inovações e apelo de luxo mais discreto.
A marca já flertou com esse tipo de solução no passado, com conceitos que iam desde o Airflow até o mais recente Halcyon.

Em um mercado onde a Chrysler hoje só vende minivans, uma proposta ousada com portas diferenciadas poderia reposicionar a marca como inovadora.
A Maserati também aparece como opção, embora sua identidade mais esportiva possa não combinar tanto com esse tipo de porta.
A Stellantis, porém, não está sozinha nessa corrida: a Genesis já prepara o SUV GV90 com portas semelhantes, inspirado no conceito Neolun.
Seja qual for a marca vencedora, o retorno das portas coach sem coluna central pode redefinir o design de carros de luxo nos próximos anos.
Mas será que o consumidor moderno está pronto para abrir mão de estruturas tradicionais em troca de conforto e estilo?
Enquanto isso, resta acompanhar qual fabricante vai abrir — literalmente — as portas para essa revolução.
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