
A Stellantis pode estar prestes a entrar em território delicado na Europa: vender carros chineses sob emblemas europeus consagrados.
Segundo informações de bastidores publicadas pelo site alemão Automobilwoche, a Opel estuda a possibilidade de lançar no mercado europeu um SUV elétrico chinês da Leapmotor, rebatizado com seu próprio logo.
O modelo em questão seria o Leapmotor B10, um utilitário compacto que já é vendido na Europa, mas ainda de forma tímida e importado diretamente da China.
Com base em declarações de fontes internas, a proposta ainda não foi oficialmente aprovada, mas é considerada uma “oportunidade interessante” para oferecer um EV bem equipado e com preço acessível, especialmente em um segmento cada vez mais competitivo.
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A Opel não comentou oficialmente sobre a possível chegada do modelo, mas a movimentação faz parte da estratégia da Stellantis de aproveitar a parceria com a Leapmotor para enfrentar rivais europeus e chineses no velho continente.
Vale lembrar que a Leapmotor é uma fabricante de carros elétricos da China, na qual a Stellantis adquiriu participação estratégica.
O Leapmotor B10 foi lançado no ano passado e oferece duas opções de motorização: totalmente elétrica e uma versão com extensor de autonomia — essa última ainda não disponível na Europa.
O SUV é construído sobre a plataforma LEAP3.5, a mesma usada pelo hatch compacto B05, e se destaca pelo interior tecnológico e um pacote completo de assistentes de condução.

Com 4,515 mm de comprimento, ele se posiciona entre o Opel Frontera e o Grandland, podendo ocupar uma faixa intermediária com foco em custo-benefício.
Visualmente, o modelo poderia adotar apenas mudanças sutis para ganhar identidade Opel: nova grade frontal no estilo Vizor, o emblema Blitz e o padrão de iluminação Compass — o restante da carroceria permaneceria praticamente inalterado.
A Stellantis estuda inclusive produzir o modelo na fábrica de Zaragoza, na Espanha, a partir de 2026 — a mesma planta que já monta os Opel Corsa e Mokka.
A produção local permitiria à marca evitar as tarifas pesadas impostas pela União Europeia aos veículos fabricados na China, que hoje somam mais de 30% de impostos sobre o valor de importação.

Internamente, a estratégia é chamada de “lutar contra a China com carros da China”, numa tentativa de usar o baixo custo e a eficiência da Leapmotor a favor das marcas do grupo europeu.
A meta seria posicionar o SUV com preço inicial abaixo dos €29.900 (R$ 173 mil), atual valor do B10 na Alemanha — o suficiente para ficar abaixo do Opel Frontera elétrico, que começa em €28.990.
Entre janeiro e setembro de 2025, a Leapmotor vendeu 16.485 veículos na Europa, sendo a maioria do modelo urbano T03 e do SUV médio C10.
O B10 ainda engatinha com apenas 313 unidades comercializadas até agora, mas com apoio da Stellantis e produção local, a expectativa é que esse número cresça rapidamente.

A marca chinesa acaba de atingir a marca de 1 milhão de veículos produzidos e mira até 60 mil exportações ainda neste ano, mostrando que tem ambição global e potencial para incomodar gigantes estabelecidos.
Se confirmado, o movimento da Opel pode reconfigurar o cenário europeu dos carros elétricos, ao mesmo tempo em que levanta uma questão incômoda: até que ponto os consumidores estarão dispostos a aceitar um carro chinês disfarçado de alemão?
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