Stellantis prepara picape elétrica com três motores e motor a combustão para competir com a Tesla Cybertruck

ram hemi e torque (1)
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A Ram parece estar pronta para dar mais um passo ousado no universo dos veículos elétricos com autonomia estendida (EREV).

Depois de anunciar o aguardado 1500 Ramcharger, a marca agora sinaliza a possibilidade de uma nova configuração ainda mais poderosa, que promete incomodar — e muito — a Tesla Cybertruck .

A Stellantis, controladora da Ram, acaba de registrar uma patente para um sistema de otimização de torque voltado para veículos elétricos com três motores e um motor a combustão atuando como gerador.

A proposta é ousada e complexa: um sistema que gerencia o funcionamento coordenado de três motores elétricos junto a um propulsor a gasolina — algo que exige um controle inteligente de torque e energia.

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A ideia vai além dos EREVs atuais com dois motores, como o próprio Ramcharger, e adiciona uma nova dimensão à equação. Literalmente. O desafio técnico é chamado pela própria patente de um “problema em quatro dimensões”.

ramdakotanightfallconcept1
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Embora o documento da patente não traga nada extremamente revolucionário do ponto de vista técnico, essa é a primeira vez que a Stellantis associa um trem de força com três motores elétricos a um sistema de autonomia estendida, em vez de um EV puro como o conceito Dodge Charger SRT Banshee.

Por isso, tudo indica que essa nova arquitetura será destinada a um produto Ram — seja uma picape esportiva, seja uma alternativa moderna aos tradicionais modelos a diesel.

Na versão mais esportiva, essa futura Ram poderia ultrapassar facilmente os 800 cv e 1.000 Nm de torque, superando até mesmo os números já impressionantes do Ramcharger (647 cv e 82 kgfm).

Caso mantenha a mesma bateria de 92 kWh, é possível que o motor V6 Pentastar 3.6 seja substituído por um propulsor mais agressivo.

2026 Ram 2500 Heavy Duty Black Express
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Com isso, a nova picape poderia acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos — uma resposta à altura da Cybertruck Cyberbeast, com seus 840 cv e aceleração em 2,5 segundos.

Mas a Ram também pode seguir outro caminho: adaptar essa solução para seus modelos Heavy Duty.

A lógica seria substituir o tradicional motor Cummins 6.7 a diesel — famoso por seus 1.457 Nm de torque — por uma configuração elétrica com gerador a combustão, talvez até a diesel.

Essa solução poderia unir força extrema e emissões reduzidas, uma combinação valiosa no cenário atual da indústria automotiva.

A grande vantagem de um sistema como esse é permitir que o motor a combustão funcione de forma otimizada, apenas como gerador de energia, enquanto os três motores elétricos lidam com toda a tração.

Isso não apenas melhora a eficiência, como também preserva a capacidade de carga e reboque que os clientes da Ram tanto valorizam.

Até o momento, a empresa não comentou oficialmente o conteúdo da patente, mas o simples registro já indica uma nova direção ambiciosa para a marca.

Em um mercado onde a Tesla busca dominar o segmento de picapes elétricas com soluções extremas e design polêmico, a Ram pode estar preparando uma resposta brutal — com mais potência, mais torque e uma abordagem bem mais tradicional no visual, mas com inovação de sobra debaixo do capô.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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