Stellantis terá motores Hurricane mais potentes e com até 527 cv

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A Stellantis está preparando novas versões da linha de motores Hurricane e a missão deles será ingrata, substituir lá na frente o icônico Hemi, além do conhecido Pentastar.

Atendendo à pressão ambiental sobre motores aspirados, a Stellantis – assim como suas rivais – não tem para onde correr e o motor Hurricane, tanto de quatro quanto de seis cilindros, terão atualizações importantes.

Uma delas é a versão do Hurricane 6 ou de seis cilindros em linha com 3.0 litros, que agregará dois turbocompressores ajustados para alcançar 406 cavalos.

Obviamente, pela cavalaria, você já imagina o destino desse propulsor no longo prazo… O problema será colocar isso na cabeça dos clientes, especialmente da Ram.

Para remediar as coisas sinistras que ocorrerão com o Hemi 5.7 nos próximos anos, a Stellantis compensará com maior torque no Hurricane 6 de “entrada”, já que o Hemi 6.4 também não irá escapar no futuro.

Nesse caso, a versão mais bombada do seis em linha terá nada menos que 527 cavalos para realmente impor força, mas ele não estará trabalhando sozinho.

O Hurricane 6 terá a companhia de motores elétricos para reduzir as emissões e também prover cavalaria suficiente para atingir outro ícone de força da Stellantis, o Hellcat.

Então, podemos imaginar um 3.0 biturbo com eletrificação plug-in e pelo menos 800 cavalos para compensar o fim do V8.

A tarefa ingrata recaiu sobre Micky Bly, vice-presidente sênior e chefe de sistemas de propulsão da Stellantis ao nível global, que terá a missão de apagar alguns motores pelo caminho, ajustar a potência de uns para baixo e outros para cima.

Nessa mudança, o Hurricane 4, que conhecemos a bordo da Rampage, terá uma versão mais potente adiante, de modo a compensar o uso do Pentastar, ainda que hoje em dia, ele de fato já seja uma alternativa ao V6 3.6 usados especialmente nos EUA.

Globalmente, enquanto isso, a Stellantis prepara a chegada de 75 modelos de carros elétricos até 2030.

[Fonte: Automotive News ]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X