
A Stellantis está se preparando para um ousado retorno ao mercado chinês com a marca Jeep — e, desta vez, não sozinha.
A gigante automotiva firmou um acordo de cooperação com a estatal Dongfeng Motor Group para desenvolver um novo SUV off-road elétrico da Jeep, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2027.
De acordo com o portal Economic Observer, o modelo será fruto de uma estratégia semelhante à usada pela Chery com a Jaguar Land Rover no projeto Freelander.
A Stellantis ficará responsável pelo design e posicionamento da Jeep, enquanto a Dongfeng assumirá o desenvolvimento das tecnologias centrais do veículo, como trem de força, sistema de infoentretenimento e recursos de condução autônoma.
Veja também
O projeto usará como base tecnologias das marcas premium chinesas da Dongfeng: Voyah e M-Hero.

Aliás, o CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, já visitou a sede da Dongfeng em julho deste ano, testou pessoalmente modelos dessas duas marcas e reforçou o compromisso da empresa com a eletrificação no país asiático.
Essa nova aliança tem como pano de fundo a tentativa da Stellantis de recuperar relevância na China, onde suas vendas vêm em queda constante.
A antiga joint venture entre a Jeep e a GAC foi encerrada em 2022 após resultados desastrosos e até processo de falência.
Agora, com a experiência e estrutura da Dongfeng, a expectativa é reposicionar a Jeep com foco no mercado de veículos eletrificados.
O novo Jeep chinês poderá herdar muito da plataforma do M-Hero M817, SUV híbrido plug-in com visual robusto e impressionantes números de desempenho: são 677 cv de potência combinada, 85 kgfm de torque e até 1.365 km de autonomia no ciclo híbrido.

A versão topo de linha conta com uma bateria de 50,4 kWh fornecida pela CATL, e um sistema elétrico alimentado por HarmonyOS 5, da Huawei.
Além da China, existe a possibilidade de que o novo Jeep off-road seja exportado para outros mercados, com foco na Ásia, Europa e possivelmente América Latina.
Esse movimento, se confirmado, marca uma reviravolta significativa para a Jeep, que passa a depender da engenharia chinesa para renovar sua identidade global em plena era da eletrificação.
A expectativa é que o ciclo de desenvolvimento leve cerca de 18 meses, com início das vendas na China logo no primeiro trimestre de 2027.
Trata-se de uma jogada arriscada, mas que pode recolocar a Jeep no centro da disputa por relevância entre os utilitários off-road eletrificados — agora, com um pé no Ocidente e outro firmemente fincado no Oriente.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










