
Enquanto muitos fabricantes ainda focam em sistemas de assistência ao condutor, a Subaru resolveu olhar para fora do carro – literalmente.
A marca japonesa apresentou uma nova versão do Forester com um airbag externo atualizado, projetado especificamente para proteger ciclistas em caso de atropelamento.
O modelo estreia no mercado japonês e ainda não tem previsão de chegada a outros países.
A inovação não é exatamente nova no universo da Subaru. Em 2016, a empresa foi uma das pioneiras ao introduzir airbags externos voltados para pedestres em modelos como Impreza, WRX, Legacy, Crosstrek e Levorg.
Esses airbags inflavam próximo ao para-brisa, criando uma espécie de “travesseiro” para a cabeça dos pedestres em caso de impacto. Mas havia um problema: ciclistas, por estarem mais altos, acabavam desprotegidos nessa dinâmica.
Foi pensando nisso que a Subaru atualizou o projeto. Agora, o airbag se estende também pelas laterais do para-brisa, cobrindo a área das colunas A – uma das partes mais rígidas da estrutura do carro e, portanto, uma das mais perigosas em um impacto direto.
Além disso, a forma como os painéis superior e inferior do airbag se conectam foi redesenhada para garantir maior estabilidade durante a abertura, independentemente de o impacto envolver um pedestre ou um ciclista.
Segundo a Subaru, essa é a primeira aplicação do tipo no mundo — pelo menos com essa arquitetura.
Até então, airbags voltados para ciclistas apareciam principalmente como equipamentos vestíveis, como coletes infláveis ativados por sensores de impacto, a exemplo do Helite B’Safe. Esses produtos oferecem boa proteção, mas ainda são caros e pouco difundidos entre o público geral.
A adoção de uma solução embutida no carro representa um avanço significativo, já que oferece proteção ativa para todos — independentemente de o ciclista estar usando algum equipamento adicional ou não.
Isso também responde a uma crítica comum em relação aos atuais sistemas de segurança, que muitas vezes dependem do comportamento da vítima, e não apenas do veículo.
Infelizmente, por enquanto, o airbag externo atualizado está restrito ao Forester vendido no Japão.
A Subaru dos Estados Unidos ainda não confirmou se pretende oferecer a tecnologia em outros mercados, mas o movimento pode pressionar concorrentes a olharem com mais atenção para a segurança de quem está fora do carro.
Afinal, numa era de SUVs cada vez maiores, proteger quem está ao redor se torna tão importante quanto proteger quem está dentro.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!