
Chegou ao fim um dos capítulos mais duradouros da história da Subaru nos Estados Unidos.
Cerca de 18 meses após confirmar o encerramento da produção do Legacy, a montadora japonesa finalizou oficialmente a fabricação do sedã em sua planta localizada em Lafayette, Indiana.
Com isso, quem quiser colocar as mãos em um Legacy zero quilômetro terá que garimpar as últimas unidades remanescentes em estoque.
A produção do Legacy nos EUA começou em setembro de 1989, numa fábrica que, na época, era fruto de uma parceria entre a Subaru e a Isuzu.
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Esse acordo terminou em 2022, e posteriormente a Toyota tornou-se um investidor importante no local, chegando a produzir o Camry ao lado do Legacy entre 2007 e 2016.

Ao longo de sete gerações, aproximadamente 1,4 milhão de unidades do Legacy foram montadas em Indiana — sendo 1.056.056 sedãs e 342.938 peruas.
Mas a queda no interesse por sedãs no mercado norte-americano acabou determinando o destino do modelo. Em 2024, apenas 19.951 unidades foram vendidas nos EUA, o que representa uma queda de 23% em relação ao ano anterior.
“Este é um momento agridoce para a nossa empresa e nossos colaboradores”, declarou Scott Brand, presidente da Subaru of Indiana Automotive. “Encerramos um capítulo importante da nossa história, mas já estamos escrevendo o próximo.”
E esse próximo capítulo será liderado por SUVs e pela eletrificação. A Subaru anunciou que, até o fim de outubro, também será encerrada a produção do Outback na mesma planta de Indiana.
O modelo, que é um misto de perua e crossover, passará a ser produzido novamente no Japão. Mas a fábrica americana está longe de ser desativada — pelo contrário.
Nos próximos meses, a planta começará a montar a nova geração do Forester, incluindo a aguardada versão híbrida, prevista para entrar em produção na primavera de 2025.
A aposta no Forester se justifica pelo seu apelo comercial e pela necessidade da marca em acelerar sua transição energética no mercado norte-americano.
“Estamos entusiasmados com o que vem pela frente”, completou Brand.
“Produzir o Forester a combustão e híbrido nos EUA nos permitirá responder com mais agilidade ao mercado, além de integrar novas tecnologias de eletrificação ao nosso processo industrial.”
Com o fim do Legacy, a Subaru encerra a trajetória de seu nome mais longevo nos Estados Unidos, que também foi o primeiro modelo da marca a ser fabricado em solo americano.
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