
O Brasil tem um bom histórico de fabricantes de carros esportivos e agora vê nascer a Super Veloce com sua proposta de superesportivo, totalmente idealizado e construído no Brasil. Nesse caso, estamos falando do Unico.
Ele faz sua estreia no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo com a promessa de se tornar um marco no automobilismo brasileiro.
Concebido para ser um manifesto de extrema performance e exclusividade, com uso idealmente adequado às pistas, o Unico também está em processo de homologação para as ruas.

O superesportivo brasileiro nasceu do projeto do designer Adhemar Cabral e do CEO da Super Veloce, Rafael Espindola.
Veja também
Adhemar Cabral é conhecido mundialmente por produzir as réplicas de Fórmula 1 mais perfeitas que existem. O designer-empresário traz em seu portfólio diversos outros modelos, como o recém-badalado “Batmóvel”, adquirido recentemente pelo jogador Neymar Jr.

A marca Super Veloce foi fundada por Rafael Espindola, que já foi embaixador da Lamborghini no Brasil e que, posteriormente, decidiu criar uma marca autoral que unisse um ecossistema inédito de lifestyle, experiências e produtos.
Dessa forma, a Super Veloce surgiu como um clube exclusivo de proprietários de Lamborghini e Ferrari, mas evoluiu para uma comunidade que reúne motores, mentes e corações.
Concebido integralmente no Brasil nos últimos dois anos, com perfil aerodinâmico elaborado após estudos em túnel de vento, o Unico possui unidade industrial instalada na zona sul de São Paulo.

O primeiro protótipo apareceu no Salão e tem por objetivo divulgar o produto, já com vistas às próximas encomendas de clientes, uma vez que três unidades já foram vendidas.
Cabral explica: “Inicialmente, nós iremos produzir cerca de 3 unidades ao ano. A proposta de construção desse esportivo inclui uma absoluta possibilidade de customização. Cada carro será definitivamente UNICO, ao gosto do proprietário.”
O Unico é um monoposto desenvolvido para obter a máxima performance em pistas de automobilismo e a verdadeira sensação de um Fórmula.

Com design fortemente influenciado pela escola italiana, o Super Veloce Unico possui chassi tubular de aço-carbono, mas pode ser encomendado em cromo-molibdênio (conjunto ligeiramente mais rígido) e carroceria totalmente confeccionada em fibra de carbono, pesando 40 kg.
A proposta final de design foca na melhoria do arrasto aerodinâmico, na captação de ar para o sistema de arrefecimento do motor, na geração de downforce, cujo objetivo é atuar na elevada neutralidade direcional em frenagens acentuadas.
Equipado com motor traseiro, disposto transversalmente, o Unico usa o motor Ford 2.0 Ecoboost com potência elevada para 360 cavalos a 6.200 rpm e 42 kgfm a 3.400 rpm, com ECU especialmente desenvolvida pela Motronix e gerenciamento eletrônico da Protune.

A Super Veloce dará a opção de upgrade para motor V6 aspirado ou biturbo futuramente. Dotado de câmbio de dupla embreagem com trocas sequenciais no volante, o Unico acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e ultrapassa os 270 km/h.
A marca revela a opção de adotar transmissões das marcas Hewland ou Sadev, ambas sequenciais de seis marchas.
Já a suspensão dianteira do Unico é constituída de triângulos inferiores e superiores (idêntica aos Fórmula) e a traseira é multilink. O modelo adota freios com pinças de quatro pistões e discos de 380 mm na frente e 280 mm atrás.

Com rodas Apex de 18 polegadas no aro (tala 9 à frente e 10 atrás), ele usa pneus Yokohama A052 semislick 235/40 R18 e 295/35 R18, respectivamente.
O bólido brasileiro conta com asa móvel traseira, acionada eletricamente pelo piloto, enquanto o painel de instrumentos é o Dasch Evo5 Protune, com função touchscreen. Preço? Não foi divulgado.
Super Veloce Unico – Galeria de fotos
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias


















