Superesportivo? Mecânicos da Rússia criam motor V16 com 16 motoserras, e o instalam em um carro antigo da Lada

lada motor v16

O lendário Lada, derivado do Fiat 124, tem sido o ponto de partida para modificações impressionantes ao longo dos anos.

Mas uma das criações mais excêntricas vem do conhecido canal russo Garage 54: um Lada equipado com um motor V16 construído com 16 motores de motosserra.

Sim, em vez de usar um motor de supercarro, os engenheiros por trás desse projeto decidiram juntar componentes que poderiam ser encontrados em um centro de jardinagem.

A ideia surgiu dos mesmos criadores que anteriormente nos presentearam com um Lada de 14 rodas e outro que “andava” com pernas de metal.

Para esse projeto, foram usadas motosserras da marca Hüter. Os mecânicos desmontaram cada motosserra, mantendo apenas o motor essencial e montando-os em uma estrutura customizada em forma de “V” — um aceno irônico aos designs clássicos de motores potentes.

O funcionamento é tão curioso quanto a construção. Os 16 motores estão conectados a uma barra metálica, girando em sincronia por meio de engrenagens soldadas a cada virabrequim.

Os controles, como o acelerador, são acionados por cabos, e o carro mantém peças originais do Lada, incluindo a transmissão manual e o volante do motor. Após vários ajustes, o motor “monstruoso” finalmente ganhou vida, soltando uma nuvem de fumaça azul.

Para acomodar esse motor de quase 1,3 metro, a frente do Lada precisou ser cortada e estendida, um trabalho que só poderia ser feito por quem domina a arte da soldagem. Com o motor exposto e sem capô, o veículo fez sua estreia nas ruas, atraindo olhares curiosos.

Cada um dos pequenos motores de motosserra tem 58 cc e produz 4,5 cv, resultando em um total de 72 cv para o motor V16 combinado.

Curiosamente, isso coloca o projeto perto da potência original dos antigos motores 1.7 litros do Lada, que geravam até 80 cv. No entanto, a aceleração deixa a desejar; o carro leva mais de 26 segundos para chegar a 60 km/h.

Para quem busca um Lada com desempenho mais próximo de um supercarro, há outras opções.

Em 2019, um Lada modificado com um motor 2.0 turbo de mais de 400 cv, vindo de um Lancia Delta Integrale, e componentes de chassi de um BMW E36 chamou atenção.

E em 2023, um modelo 2105 com um motor 2JZ foi leiloado por US$ 40.000, provando que a febre por personalizações extremas continua viva entre os apaixonados por essas máquinas.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.