A maré não está nada boa para a Volvo. Dias depois de a agência americana NHTSA recomendar que donos de alguns híbridos plug-in e elétricos da marca evitem o uso do modo “B”, ou “One Pedal Drive”, a montadora sueca agora enfrenta uma ação coletiva nos Estados Unidos.
O motivo? Proprietários do SUV elétrico XC40 Recharge afirmam que o carro pode acelerar sozinho, colocando motoristas e passageiros em risco.
O processo já conta com mais de 100 donos insatisfeitos e foi movido por Robert M. Becker, que lidera a queixa judicial.
Ele afirma que seu veículo, um XC40 Recharge 2024, apresentou aceleração súbita em mais de uma ocasião durante o uso normal, especialmente em velocidades baixas ou ao engatar marchas.
Segundo Becker, o carro também tende a “dar trancos” de forma inesperada quando o modo de um pedal está ativado.
Os advogados alegam que a Volvo sabia, ou deveria saber, dos riscos envolvidos. Entre as provas citadas estão testes internos, relatos de consumidores, dados de concessionárias e até documentos da própria NHTSA.
Mesmo assim, a marca teria agido com descaso, segundo os autores do processo, optando por soluções limitadas e pouco abrangentes.
O histórico da Volvo com recalls relacionados ao XC40 Recharge também é mencionado na ação. Um deles envolveu perda súbita de tração devido a uma falha de software.
Outro recall foi destinado apenas aos modelos 2021 e 2022, por risco de entrada de água no sensor do pedal do acelerador. A ação coletiva afirma que essas iniciativas não resolveram o problema de forma definitiva, deixando modelos mais novos — como o próprio carro de Becker — vulneráveis.
No processo, a montadora é acusada de violar leis de proteção ao consumidor, de publicidade enganosa e até de enriquecimento ilícito.
Os donos exigem compensações financeiras, correções técnicas nos veículos afetados e, claro, responsabilização por parte da empresa.
Enquanto o caso se desenrola nos tribunais, a reputação da Volvo — conhecida justamente pela ênfase em segurança — balança em um dos mercados mais importantes do mundo.
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