
Enquanto o mundo automotivo se afunda cada vez mais na obsessão por telas gigantes e interfaces digitais, a Opel resolveu remar na direção contrária com o novo Frontera Edition 2025.
Na contramão do mercado, a versão de entrada do SUV chega ao público sem central multimídia, sem tela sensível ao toque e com um curioso suporte de celular no painel.
O modelo, que já pode ser encomendado na Alemanha, aposta num conceito quase radical de simplicidade.
Para quem ainda quiser uma tela e alguns recursos extras, a marca oferece um pacote opcional por 1.200 dólares.
Veja também

Mas o que mais chamou a atenção nas redes sociais foi exatamente a ausência total do sistema multimídia, algo que já parece impensável para muitos consumidores.
Um post no Reddit viralizou nesta semana ao mostrar uma foto do interior do Frontera com o suporte de celular ocupando o lugar onde normalmente estaria a central de infoentretenimento.
Ao lado, um botão de Bluetooth entrega que o modelo não é totalmente analógico.
O Frontera básico ainda conta com alto-falantes com conexão sem fio, microfone embutido, porta USB-C para carregamento e até um rádio tradicional.

Se isso soa como uma viagem no tempo, vale lembrar que a Stellantis já flerta com essa abordagem em outros modelos.
A Citroën, por exemplo, oferece o C3 Aircross básico sem tela, e o elétrico urbano Ami, assim como suas versões Fiat e Opel, também ignora centrais multimídia.
A Dacia, marca romena conhecida pelo baixo custo, também adota essa filosofia em grande parte de sua linha.
O argumento é simples: para que investir em telas e softwares que rapidamente se tornam obsoletos, se os consumidores já possuem smartphones mais potentes e atualizados no bolso?

Ao focar em integrar o celular ao carro sem complicação, a Opel aposta em algo que, além de econômico, pode ser mais seguro.
Estudos apontam que sistemas com touchscreens atrapalham a atenção do motorista ao realizar tarefas simples, como mudar a estação de rádio ou ajustar o ar-condicionado.
E é exatamente por isso que o Frontera Edition mantém comandos manuais para o clima, com botões físicos fáceis de acessar.
Outro ponto importante é que nem todos os motoristas desejam ter uma experiência “Netflix sobre rodas”.
Para quem usa o carro como meio de transporte e não como extensão do smartphone, a simplicidade do Frontera pode soar como um alívio.
E ao eliminar elementos que exigem constante atualização de software, o carro também se torna menos suscetível à obsolescência digital.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias