Em um mercado cada vez mais competitivo, a fabricante chinesa Xpeng acaba de apresentar seu mais novo SUV elétrico, o G7, prometendo balançar o segmento dominado por modelos como o Tesla Model Y.
Lançado oficialmente na China, o utilitário estreia com uma combinação atraente de tecnologia, espaço interno, autonomia e, o mais importante, um preço bastante acessível: o equivalente a cerca de 27 mil dólares, ou aproximadamente R$ 150 mil em conversão direta.
Visualmente, o G7 chama a atenção por seu estilo moderno e esportivo. A dianteira apresenta o chamado “X Face”, com uma barra de LED em toda a largura do carro acima dos faróis afilados, criando uma assinatura visual marcante.
As laterais são marcadas por linhas suaves, maçanetas embutidas e retrovisores sem moldura. Já na traseira, o SUV traz lanternas envolventes e tampa elétrica do porta-malas com vidro angular.
Como diferencial, luzes azuis se acendem quando o sistema de condução autônoma está ativado.
No interior, o Xpeng G7 exibe um acabamento minimalista e sofisticado, com destaque para a enorme tela flutuante de 15,6 polegadas que serve como painel de instrumentos e central multimídia.
Mesmo na versão de entrada, o modelo já traz bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e massagem, além de carregadores wireless duplos de 50W e teto panorâmico de vidro.
Quem viaja atrás também conta com mimos: há bancos traseiros com as mesmas funções dos dianteiros, uma tela dedicada de 8 polegadas, carregador wireless, apoio de braço e até mesas retráteis com suporte magnético para tablets e smartphones.
Sob o capô — ou melhor, sob o assoalho — o Xpeng G7 oferece três versões, com baterias que garantem até 702 km de autonomia no ciclo chinês CLTC. O motor traseiro entrega 292 cavalos e 45,9 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 6 segundos.
O carregamento também impressiona: com capacidade para recarga ultra-rápida de 451 kW, é possível recuperar mais de 430 km de alcance em apenas 10 minutos.
Outro destaque do G7 é a sua proposta tecnológica. A marca afirma que este é o primeiro carro do mundo com poder computacional de Nível 3 de inteligência artificial.
Entre os sistemas de assistência, há piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, reconhecimento de placas, alerta de ponto cego e estacionamento remoto.
Um dos itens mais inusitados é o head-up display com realidade aumentada desenvolvido em parceria com a Huawei, que projeta imagens de até 87 polegadas no campo de visão do motorista.
Com esse conjunto completo de tecnologias, interior luxuoso e preços agressivos, o Xpeng G7 mostra que o segmento de SUVs elétricos não será mais o mesmo, especialmente se a marca decidir expandir para mercados internacionais.
Se depender do pacote que entrega, ele tem tudo para se tornar um pesadelo para concorrentes como Tesla e Xiaomi.
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!