SUV híbrido da China desafia as marcas europeias no coração da Europa, alcançando 200 km de autonomia elétrica

lynk co 8 (2)
lynk co 8 (2)

O mercado europeu acaba de ganhar um novo competidor que pode causar dores de cabeça em rivais tradicionais.

Trata-se do Lynk & Co 08, um SUV híbrido plug-in de origem chinesa que chega prometendo autonomia elétrica de fazer inveja a muitos carros 100% elétricos .

Com 200 quilômetros de alcance no modo EV, o modelo é, oficialmente, o híbrido plug-in com maior autonomia elétrica da Europa.

O mais surpreendente é que essa marca não vem de dados inflados do ciclo chinês, mas sim do protocolo WLTP europeu, conhecido por ser um pouco mais realista.

lynk co 8 (1)
lynk co 8 (1)

A marca Lynk & Co, controlada pelo grupo Geely — o mesmo que é dono da Volvo e da Polestar —, aposta nesse modelo para tentar reverter seu fraco desempenho de vendas no Velho Continente.

Segundo dados da Data Force, as vendas de modelos da Lynk & Co caíram 33% até abril deste ano.

Lançado originalmente na China há alguns anos, o 08 desembarca agora na Europa com design renovado e montado sobre a plataforma CMA Evo, compartilhada com modelos como Volvo XC40 e Polestar 2.

Na prática, isso significa tecnologia moderna, conforto premium e uma mecânica respeitável: motor a combustão de 1.5 litro com 135 cv e motor elétrico de 211 cv, combinados a uma bateria de 39,6 kWh.

lynk co 8 (3)
lynk co 8 (3)

É justamente essa bateria generosa que permite ao modelo alcançar os impressionantes 200 km no modo elétrico, superando de longe os rivais da categoria, que costumam oferecer algo entre 50 e 80 km.

Além disso, o sistema é compatível com carregamento rápido em corrente contínua, sendo possível ir de 10% a 80% em apenas 33 minutos.

O Lynk & Co 08 estará disponível em duas versões: a Core, mais básica, por 53.995 euros, e a More, mais equipada, por 56.995 euros — ambas equivalentes a algo entre 57 e 60 mil dólares.

A versão More traz rodas de 21 polegadas, sistema de som Harman Kardon e faróis LED Matrix, reforçando o apelo premium do modelo.

lynk co 8 (4)
lynk co 8 (4)

Outro ponto positivo: por ser um híbrido plug-in, o 08 escapa das tarifas extras que a União Europeia impôs recentemente sobre carros totalmente elétricos vindos da China. Isso pode ser uma vantagem competitiva decisiva para a marca se consolidar em solo europeu.

Com lançamento previsto para julho, o Lynk & Co 08 chega no momento certo: os SUVs médios estão em alta na Europa, e o consumidor tem buscado alternativas mais eficientes sem abrir mão de autonomia e versatilidade.

No entanto, quem mora nos Estados Unidos pode esquecer — por enquanto não há planos de levar o modelo para a América do Norte.

A chegada do 08 pode marcar uma virada na imagem que os consumidores europeus têm dos híbridos plug-in. E, se depender da autonomia oferecida, o modelo chinês tem tudo para roubar espaço até de elétricos puros.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.