
A japonesa Suzuki está exibindo no Salão de Tóquio 2025 uma extensa gama de produtos dos mais variados segmentos e mercados, com o automotivo sendo um deles, assim como o mundo das duas rodas, onde a nipônica mais se destaca.
Conservadora, como uma boa empresa japonesa, a Suzuki precisa sempre olhar para a frente e um dos horizontes que visualiza é o dos motores flex fuel, tão populares e inseridos na vida do consumidor brasileiro.
Em Tóquio, a Suzuki exibe a linha FFV de veículos flex, mas vai além do automóvel, incluindo também motocicleta — igualmente já populares aqui por meio de suas rivais do Sol Nascente — indo até motor de popa para barcos.

O modelo de carro flex da Suzuki para o japonês conhecer é o Fronx FFV Concept, um carro fabricado de fato na Índia, que compartilha muitos componentes com um equivalente da Toyota.
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Ele usa um motor 1.2 litro aspirado que pode receber uma mistura de até 20% de etanol na gasolina, o que o faz ser um carro totalmente aceitável em países que consomem E20, o que já não é nosso caso, onde a gasola passou de E27 para E30.
Isso mostra que a Suzuki ainda tem um longo caminho a percorrer, mas a empresa sabe disso e vislumbra um futuro onde abastecerá seus carros com 100% de etanol.

Bem, é só a marca nacionalizar aqui modelos como o Fronx ou o Novo Vitara com motores flex que o sonho será realizado rapidamente.
Todavia, para a japonesa, a questão está mais ligada a países como a Índia, onde o governo planeja seguir o Brasil nessa tecnologia.
Há alguns anos, a Índia, onde a Maruti Suzuki é fortíssima, decidiu apostar nos carros flex e, até recentemente, algumas marcas no país exibem automóveis brasileiros no país asiático.
A Suzuki também pensa em motos esportivas Gixxer SF 250 FFV e barcos usando seu motor de popa DF60A FFV.
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